Agora a Itália também quer a vaga do Equador no tapetão

A vaga que seria do Chile passou a ser cobiçada pelos italianos, levando em conta a sua melhor colocação no ranking da Fifa

atualizado 17/05/2022 21:44

Getty Images

Como publicamos aqui alguns dias atrás, o Equador corre o risco de ser excluido da Copa do Mundo por ter utilizado um jogador irregular durante as Eliminatórias Sul-Americanas.

Num primeiro momento, falou-se que – se a punição de fato fosse confirmada pela Fifa – o Chile herdaria essa vaga e entraria na Copa “pela janela”.

Mas tapetão é tapetão e as coisas não se resolvem de forma tão simples assim. O ex-membro do comitê do Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI), Franco Chimenti, disse que a Itália ainda tem chance de jogar a Copa do Mundo se o Equador for banido.

Os “azzurri” não conseguiram se classificar pela segunda vez consecutiva depois de perder por 1 x 0 contra a Macedônia do Norte nas semifinais dos playoffs em março.

“Ainda há uma chance de ver a Itália na Copa do Mundo e é mais concreto do que as pessoas pensam”, disse ele em declaração revelada pelo jornal La Repubblica.

“Aparentemente, o Equador usou um jogador que não tinha permissão para entrar em campo e poderia pagar por isso. Se isso acontecer, outro país deve substituí-los e as regras da Fifa determinam que o país mais alto no ranking da FIFA deve ser lembrado, no momento, é a Itália”, explicou o cartola.

Na semana passada, a FIFA anunciou que estava investigando oficialmente as alegações feitas pela federação chilena de que o Equador falsificou os documentos do jogador Byron Castillo.

Castillo jogou oito partidas durante as eliminatórias – incluindo duas contra o Chile, que não conseguiu chegar à Copa do Mundo, e o Equador conquistou quatro pontos contra a La Roja.

A Fifa pode tomar duas decisões diferentes. O Equador pode perder os pontos ganhos nas partidas em que Castillo jogou, permitindo que o Chile termine acima no grupo de qualificação.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, minimizou os relatos de que a Itália poderia ser convocada para a Copa do Mundo de 2022. “Por favor, falem sério”, disse ele a jornalistas em uma visita a Florença.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias