metropoles.com

Inadimplência no pagamento do IPVA cresceu 13% no país 

Motoristas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram a lista. A maioria, porém, ainda paga o imposto em dia

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Carros trafegando em pista e viaduto ao fundo
1 de 1 Carros trafegando em pista e viaduto ao fundo - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Estudo realizado pela Zapay, especializada no parcelamento de débitos veiculares, identificou um crescimento de 13% no número de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior em relação ao pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o IPVA 2023. 

Apesar da alta, a maioria dos motoristas ainda paga o imposto em dia. A questão está no parcelamento do valor. O estudo levou em consideração o número de pagantes e detalhou a situação de cada estado considerando o percentual de inadimplentes e quitados. 

Entre os estados, São Paulo, que possui a maior frota do país, com 32 milhões de veículos, segundo dados do IBGE, ocupa a primeira posição, com índice de 32%. Lá, 68% dos contribuintes estão em dia com o imposto. 

Minas Gerais vem em segundo lugar. Este é o único estado em que os 64% do índice de inadimplência supera o número de pagamentos em dia (36%). 

Em terceiro lugar está o Rio de Janeiro, com um índice de inadimplência de 31% e 69% dos contribuintes com pagamento em dia. 

No que diz respeito aos meses com maior incidência de inadimplência do IPVA 2023, o estudo trouxe destaque para o mês de março, com participação de 47%. Já abril teve 37%. Por outro lado, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram a menor incidência de inadimplência em 2023, com 13% e 23%, respectivamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?