As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Saiba como tirar o documento de identidade do seu cachorro ou gato

O Registro Geral do Animal é um serviço exclusivo para os animais de estimação e deve ter o número preso às coleiras para identificação

atualizado 24/11/2021 15:22

Na foto, um cachorro com óculos de grau, deitado em uma varanda, em frente a uma placa de identificação petReprodução/ Alto Astral

Pensar que os pets podem ter um RG pode ser bastante fofo, né? Afinal, logo imaginamos uma foto fofa do nosso bichinho e a patinha carimbada como assinatura. Mas você sabia que, de fato, existe um documento exclusivo para os animais de estimação? Ele se chama Registro Geral do Animal (RGE) e pode ser feito nos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em estabelecimentos veterinários credenciados pela prefeitura, dependendo de onde o tutor mora.

Do que precisa?

Segundo instruções emitidas pelas prefeituras, alguns documentos do responsável pelo pet são necessários para a emissão do RGA, bem como atestados complementares do veterinário que cuida do bichinho.

Os itens são: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral) do tutor; comprovante de residência do tutor, como contas de consumo (água, luz, etc); e atestado de vacina antirrábica (contra raiva) emitida por um médico veterinário particular ou comprovante de aplicação do CCZ, com expedição máxima de 12 meses.

Emitindo o RGA

Depois de apresentar os documentos necessários, se tudo estiver certo, o RGA será emitido, gerando um número único e intransferível para o animal em formato de plaqueta.

Leia a matéria completa no portal Alto Astral.

Mais lidas
Últimas notícias