As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Quais são os sinais que a cadela dá quando está no cio?

Confira quais os sinais físicos e comportamentais que a sua cachorrinha pode dar para indicar que está no cio

atualizado 28/04/2021 9:49

Cadela de lacinhoReprodução/ Freepik

A cadela no cio pode apresentar sinais específicos, que vão desde uma carência até certa agressividade. A cachorra costuma apresentar sinais físicos também, como o escurecimento e inchaço da vulva e a liberação de secreção. No entanto, é preciso atentar-se para outros sinais, a fim de saber em qual período do cio a cachorra está e, dessa forma, entender qual a melhor maneira de agir.

Como vimos, os sintomas de uma cadela no cio dizem respeito à questões comportamentais e físicas. Dentre elas, a vulva fica inchada e escurecida (podendo ser avermelhada também), há o aparecimento de uma secreção, resultante da fertilidade da cachorra, comportamentos que oscilam entre uma carência intensa e certa agressividade, agitação e lambedura excessiva.

Atente-se para esses sinais, pois eles são indispensáveis para que você cuide bem da sua cadela e diminua as chances de contaminação, doenças e até mesmo impeça que ela venha a ficar prenha sem que você deseje isso.

O tempo de intervalo entre um cio e outro pode variar de acordo com alguns fatores, como a qualidade de vida da cachorra, o contexto no qual ela vive, a sua saúde física e alimentação. Entretanto, a média mais comum é que a cadela entre no cio a cada 6 meses, mas a variação do intervalo pode chegar a mais ou menos 8 meses. De qualquer forma, é preciso castrar a cachorra assim que ela tiver a idade apropriada, para que dessa maneira seja possível evitar doenças e complicações que podem prejudicar a qualidade de vida da pet.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias