As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

O mais amado: confira mitos e verdades sobre o vira-lata

Você já ouviu algum mito sobre os chamados cachorros Sem Raça Definida (SRD)? Confira aqui alguns deles

atualizado 27/04/2021 8:26

Cachorro, vira-lataReprodução/ Freepik

O que a gente mais vê por aí, hoje em dia, são mitos sobre o vira-lata. Mas, será que você sabe o que realmente é verdade ou mentira a respeito deste SRD que é tão amado no Brasil? Muitas pessoas não entendem muito bem como ele surgiu e como pode ser tão popular no Brasil. Algumas pessoas acreditam que eles têm a saúde de ferro. Outras, acreditam que eles não tem sensibilidade a alimentação e não precisam de cuidados específicos.

Só que o que as pessoas que não convivem diariamente com um cão não sabem, é que o SRD é um pet como qualquer outro. Ou seja, não é porque ele é um cachorro sem raça definida, que ele não tem sentimentos, é totalmente resistente e consegue sobreviver a ambientes adversos.

É verdade, sim, que este cachorro possui um estilo de vida próprio e, ao longo dos anos, desenvolveu uma série de fortalecimentos do ponto de vista de sobrevivência. Só que isto não pode ser confundido com atitudes de desrespeito e até negligência em determinadas situações.

No Brasil, o cachorro SRD é conhecido como vira-lata. Este é um apelido carinhoso que foi dado aos cães de rua e que vivem em situações totalmente adversas. Só que na prática, um cachorro de rua nada mais é do que um cachorro sem raça definida. Ou seja, um cachorro que nasceu do cruzamento de duas raças que muitas vezes não são conhecidas.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias