
É o bicho!Colunas

Junho Vermelho: doação de sangue entre pets tem baixa visibilidade
Embora seja ação comum entre humanos, a doação de sangue ainda não tem a visibilidade necessária no mundo pet. Expert cita pré-requisitos
atualizado
Compartilhar notícia

Neste mês, é celebrada a campanha do Junho Vermelho, que busca mobilizar as pessoas em prol da doação de sangue. Embora muito praticada entre os humanos, o que algumas pessoas não sabem é que, no mundo pet, a demanda por sangue também é alta — e, infelizmente, ainda uma pauta com baixa visibilidade entre os tutores.
A veterinária Kelly Carreiro explica ao Metrópoles que, diferentemente da medicina humana, não há estoque centralizado de sangue para cães e gatos, que só podem recebê-los de outros animais. Por conta disso, os hemocentros sofrem com a escassez de doadores, já que estes precisam estar cadastrados previamente.
Requisitos
Segundo a especialista, a baixa conscientização está associada à falta de informação. Confira os pré-requisitos para um pet ser doador:
- Cães: deve ter entre 1 e 7 anos, pesar mais de 25 kg, ser dócil, além de vacinado e vermifugado.
- Gatos: deve cumprir os mesmos requisitos de idade e saúde que os cães, além de pesar mais de 4 kg e viver em ambiente fechado.
“Engajar-se exige atenção ao calendário de doações e disposição para levar o pet ao banco de sangue regularmente”, ressalta Kelly.

O processo de doação
Antes da coleta, os peludos passam por uma série de exames físicos e hematológicos. O procedimento é feito através da veia jugular e dura entre 10 a 15 minutos.
Acerca da compatibilidade, nos cachorros, o tipo DEA 4 é conhecido como doador universal. Já nos gatos, não existe universalidade — e, por isso, a testagem é essencial para evitar reações graves por incompatibilidade.
“Por trás de cada pet doador, há um responsável que escolheu transformar seu animal em um agente nessa causa. Em troca, além de contribuir para salvar vidas, o pet conta com um acompanhamento periódico da saúde por meio dos exames realizados antes da coleta”, conclui a profissional da Special Dog.









