As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Gato ou cachorro faz xixi e cocô no lugar errado? Saiba como educar

Treinador explica que a idade do animal de estimação influencia as necessidades em lugares inadequados

atualizado 25/10/2021 17:07

Cachorro fazendo xixi no chãoReprodução/ Alto Astral

Se você possui um animalzinho em casa, provavelmente já se estressou com ele por conta das necessidades no lugar errado. Muitas vezes, os tutores pressupõem que o bichano está fazendo xixi e cocô no local indevido por pirraça. Porém, poucos sabem, mas diversos fatores influenciam nesse comportamento, inclusive doenças.

Segundo Rafael Wisneski, educador animal e especialista em manejo comportamental de cães e gatos, em geral o fato de o cachorro fazer as necessidades em lugares errados se relaciona a problemas como ansiedade de separação, medo excessivo e agressão interespecífica. “O comportamento também pode derivar de outros problemas relacionados a desequilíbrios emocionais do animal”, explica. Dessa forma, o melhor a se fazer é levar o pet a um especialista.

Como ensinar o pet a usar o local certo

De acordo com Rafael, fazer as necessidades em determinado local, seja tapete higiênico, jornal ou tablado sanitário, é algo antinatural para um cão. “Se o animal não vivesse em nossa companhia, ou seja, tivesse uma vida livre, ele não teria um lugar específico para fazer as necessidades. Qualquer um seria válido”, exemplifica.

Por conta disso, a educação sanitária consiste em um processo de aprendizagem: o cachorro precisa entender que aquilo é valoroso e gera determinadas recompensas. Os tutores devem recompensar o animal por fazer suas necessidades no lugar certo, uma vez que, para o cão, ele está só se aliviando e qualquer lugar é válido.

“Vale muito mais a pena você ensinar ao animal o local correto, através do uso de recompensas e do reforço do comportamento, do que tentar castigar o animal por fazer no local errado”, explica o educador.

Leia a matéria completa no portal Alto Astral.

Mais lidas
Últimas notícias