É o bicho!

Em 2026, macaco raro é primeiro animal a nascer em zoo do Reino Unido

O macaco, da espécie colobo-rei, nasceu com a pelagem branca. O animal está ameaçado de extinção e, em 2026, foi o 1° a nascer no local

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Zoológico de Paignton/Divulgação
Foto colorida de filhote branco de macaco-colobo-rei
1 de 1 Foto colorida de filhote branco de macaco-colobo-rei - Foto: Zoológico de Paignton/Divulgação

No Zoológico de Paignton, em Devon (Reino Unido), o nascimento de um macaco raro trouxe alegria em dobro. O filhote, da espécie colobo-rei (Colobus polykomos), é o primeiro animal a nascer no parque em 2026. Originária da África ocidental, a espécie está ameaçada de extinção devido à perda de habitat e à caça ilegal, o que torna o acontecimento ainda mais significativo.

Entenda

  • Uma espécie rara e ameaçada de extinção, macaco-colobo-rei, nasceu no Zoológio de Paignton, no Reino Unido;
  • O animal foi o primeiro a nascer no recinto em 2026;
  • A filhote, uma fêmea, nasceu com a pelagem branca, característica que chama atenção;
  • O parque, agora, abriga três macacos bebês da espécie.
Filhote de colobo-rei com a mãe
A característica permite identificar o filhote mais facilmente

Para além da importância em termos de conservação, o macaquinho chama atenção por uma característica especial: sua pelagem branca. A aparência diferenciada permite que, nas primeiras semanas de vida do filhote, seja mais fácil identificá-lo agarrado na mãe — a coloração dura apenas de um a três meses.

Luz no fim do túnel

O pequeno bebê é, na verdade, uma fêmea. A mãe Ivy, de 23 anos, também é genitora de Lola. Além disso, no início do inverno, o zoológico comemorou o nascimento de Limba, outra filhote da espécie. Ou seja, o recinto cuida de duas macaquinhas colobo-rei do mesmo grupo.

“Ver a reação dos visitantes quando os avistam é sempre um dos pontos altos, e nos dá uma ótima oportunidade para falar sobre o quão ameaçadas essas espécies estão e por que programas de reprodução como este são tão importantes”, comenta Nadia Gould, líder da equipe de mamíferos.
Macaco colobo-rei segurando milho e filhote no colo
A coloração muda com o tempo

Elas foram geradas por Ivy e Limbali, um macho não aparentado que foi introduzido ao grupo. Infelizmente, ele faleceu ano passado, um pouco antes de Limba nascer.

Pequenos bebês

Agora, o recinto de macacos do local abriga um total de três filhotes de colobo-rei. “Ter três filhotes no recinto dos macacos ao mesmo tempo trouxe uma energia maravilhosa para o zoológico”, disse a líder.

Segundo ela, os nascimentos são resultado de um planejamento cuidadoso e de anos de colaboração entre zoológicos, tudo com o objetivo de resguardar o futuro dos animais. “Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte de um programa de reprodução mais amplo que ajuda a proteger espécies como o colobo-rei”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?