metropoles.com

Desidratado? Veterinária dá dicas de como fazer o gato beber mais água

Segundo a veterinária Liliana Dias, é muito importante manter os gatos hidratados para evitar doenças renais — bastante comuns em felinos

atualizado

Compartilhar notícia

Freepik
Na foto, gato de pelagem preta bebendo água - Metrópoles
1 de 1 Na foto, gato de pelagem preta bebendo água - Metrópoles - Foto: Freepik

Os gatos são animais que bebem menos água devido aos seus ancestrais do deserto, que ficavam longos períodos sem ingerir líquidos. Isso, inclusive, explica a alta incidência de doenças renais em felinos. Para evitar problemas como esse, uma veterinária de Portugal deu dicas.

De acordo com a especialista Liliana Dias, há várias maneiras de fazer os bichanos beberem mais água. “Muitos gatos só querem beber da torneira. O ideal, sobretudo nesses casos, é ter uma fonte que forneça água corrente, fresca e oxigenada”, disse ao portal português Pets in Town (PIT).

Ela, então, continuou. “Mesmo que não tenha uma fonte, não use potes de plástico porque, sobretudo com o calor, o sabor do material passa para a água, e os gatos evitam beber. Os bebedouros devem ser de metal, cerâmica ou vidro”, recomendou a veterinária.

0

Em épocas de altas temperaturas, Liliana indicou colocar pedras de gelo na água do pet. Outra forma de fazer os gatos ingerirem mais líquidos no calor é dar alimentos congelados, a exemplo de sopas de legumes sem cebola — ingrediente tóxico aos felinos.

Os tutores ainda podem oferecer outros tipos de líquidos. “Leite (desde que não tenha lactose), água de cozinhar frango, peixe ou carne, depois de esfriar”, sugeriu a especialista.

Onde colocar a água do gato

Segundo a veterinária Liliana, é muito importante saber onde colocar a água do gato. Se tiver vários animais na casa, ela recomenda colocar diversos pontos de água espalhados pelos cômodos. Além disso, o bebedouro nunca deve estar junto com a comida e, sim, a pelo menos um metro de distância.

“Na natureza, se cai comida na água, ela fica estragada. Por isso, os gatos têm receio de que a água não seja boa para beber e evitam ingerir o líquido se a comida estiver ao lado do bebedouro”, afirmou Liliane, ressaltando que os comedouros duplos nunca devem ser usados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?