As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Cadela grávida: como identificar?

Desenvolvimento das mamas, inchaço da barriga e corrimentos constantes são alguns dos sinais iniciais

atualizado 18/02/2020 11:46

Reprodução/Petz

Caso a cadelinha ainda não seja castrada, é comum que os tutores fiquem preocupados com uma possível ninhada a caminho. Alguns sinais podem ajudar o tutor a identificar a questão, mas é importante que um consulta no veterinário seja realizada, pois o quadro de gravidez psicológica também é comum.

Pensando nisso, separamos alguns sinais que podem ajudar o tutor a identificar a gravidez. Confira:

1 – Inchaço da barriga

O inchaço da barriga é o ponto mais simples de ser observado. No entanto, ele pode não ser visto nos primeiros dias. Uma cadela grávida irá apresentar o crescimento óbvio da barriga e, com o tempo, você até poderá sentir os filhotes de forma individual no útero do animal. Vale ressaltar que para cadelas mais gordinhas, a barriga pode começar a aparecer somente no estágio final da gravidez. Ou então nem aparecer!

2 – Crescimento das mamas

O crescimento das mamas é um dos indicativos mais visíveis depois do crescimento da barriga. Você notará o desenvolvimento de uma forma regular e muito aparente, uma vez que o leite começa a ser produzido internamente. Talvez seja possível ver o leite vazando, visto que esta é uma condição muito presente em alguns estágios da prenha.

3 – Corrimentos constantes

Outro fato que deve ser levado em consideração, são os corrimentos constantes. Verifique a região íntima da fêmea e busque verificar se há presença de líquidos brancos ou uma visível umidade. Este é um sinal de prenha. Outro ponto que também pode ser observado, é se a cadela se lambe com frequência. Se isto ocorrer, saiba que ela pode estar limpando a região íntima deste corrimento, o que também indica uma possível prenha.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Mais lidas
Últimas notícias