As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Cachorros também precisam de um tempo sozinhos. Conheça os sinais

Eles também precisam de paz e sossego. Descubra quando os cachorros querem ficar sozinhos

atualizado 21/01/2022 13:04

Eles são sociáveis, adoram a companhia dos tutores, dividem os melhores momentos. Mas, assim como nós, os cachorros também precisam de paz e sossego, de alguns momentos só para eles. Descubra os sinais que os pets emitem quando precisam de um tempo sozinhos.

Alguns tutores não dão atenção suficiente para os cachorros, chegando até mesmo a negligenciar os cuidados básicos. A maioria, no entanto, cerca os pets de atenções, mas, algumas vezes, a dose de carinho é excessiva. E tudo que é demais atrapalha, prejudica e incomoda.

Carinho demais

O carinho excessivo pode ser observado quando o cachorro passa a evitar a presença de determinada pessoa. Ele recusa carinhos, tenta sair do ambiente e até arranha portas na tentativa de escapar. É importante avaliar se não estamos carentes, tentando compensar com o excesso de mimos.

Não existem condutas erradas, quando falamos dos mimos. Muitos tutores gostam de “decorar” os cachorros com roupas e enfeites. Desde que os acessórios não atrapalhem a movimentação, não é incorreto ataviar os pets – desde que, no final do arranjo, eles não fiquem parecidos com uma árvore de Natal.

É importante lembrar um fato óbvio: cachorros são cachorros. Não são bebês humanos, muito menos bibelôs. Quando os tutores exageram nos agrados e mimos, os cachorros emitem alguns sinais tentando demonstrar que estão insatisfeitos:

  • Eles não demonstram a mesma felicidade durante os passeios e brincadeiras;
  • Eles tentam “passear sozinhos” – alguns chegam a fugir de casa;
  • Eles se mostram agressivos;
  • Eles se mostram agitados de maneira estranha;
  • Eles evitam a presença ou, quando isto não é possível, o contato visual.

Os cachorros também evitam contato visual quando fazem alguma coisa errada – e têm consciência de que estavam errados. No caso aqui em foco, no entanto, não são notadas as razões que os levam a esta conduta: eles estão tentando apenas se livrar do incômodo.

Leia a matéria completa no portal Cães Online.

Mais lidas
Últimas notícias