Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Dinheiro e Negócios

Com vitória de Lula, ações da XP despencam 45%. Quedas do BB, BTG e Inter superam 30%

Cenário é de turbulência generalizada na B3. Maiores quedas são de bancos que concentram a atuação no Brasil

26/10/2026 14:02, atualizado 26/10/2026 14:53
Hugo Barreto/Metrópoles
Pessoa usa o aplicativo XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A

As ações da XP chegaram a cair mais de 45% nesta segunda-feira (26/10). O banco enfrenta a maior desvalorização entre as instituições financeiras que operam na B3. A queda do BTG chegou a beirar os 40% durante a manhã (veja o desempenho atualizado os principais bancos abaixo).

Cenário é de turbulência generalizada. Banco do Brasil, Inter e Itaú também enfrentam queda dramática dos papéis

A situação levou a B3 acionar o mecanismo de circuit breaker após o Ibovespa derreter mais de 16% na abertura. O pregão foi interrompido às 9h57 desta, suspendendo as negociações por 30 minutos (retornando por volta das 10h27).

Desde a retomada das negociações, a carnificina continua. A maior queda é registrada em bancos que concentram a atuação no Brasil. A forte desvalorização ocorre com investidores desfazendo posições e projetando um cenário de juros mais altos por mais tempo, maior pressão fiscal e revisões de risco para ativos brasileiros

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A última vez que o circuit breaker havia sido utilizado foi em março de 2020, mês em que foi declarada a Pandemia de Covid-19. Na última sexta-feira (23/10), a bolsa de valores encerrou o pregão com 205.082,56 pontos, alta de 0,47%.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito no domingo (25/10) e seguirá no comando da Presidência da República por mais quatro anos. O petista derrotou o senador Flávio Bolsonaro (PL), que terminou o primeiro turno na liderança da disputa, mas foi superado em uma virada inédita.

Desempenho dos principais bancos na B3 (atualizado às 13h50):

XP: -44,55%
BTG Pactual: -32,86%
Inter: 32,84%
Banco do Brasil: -29,73%
Bradesco: -23,66%
Itaú Unibanco: -15,40%
NuBank: 12,49%
Santander Brasil: -4,25%