Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Viagem nas férias? Confira 7 hotéis para escapar da cidade grande

Após conhecer as hospedagens, vale transformar o sonho do descanso em realidade. Conheça os hotéis que ficam, literalmente, no meio do mato

atualizado 10/07/2021 14:02

Juma Amazon Lodge@juma_amazon_lodge/Reprodução/Instagram

Alguns paraísos brasileiros funcionam como uma “vacina” de relaxamento para alma, mente e corpo. Quem vive na rotina acelerada da cidade grande sonha, por vezes, em escapulir para um lugar longe de qualquer agitação, trânsito e – por que não dizer – problemas. Em algumas situações, somente destinos em meio à natureza são capazes de te fazer recarregar as energias por completo. A sessão de repouso torna-se perfeita com alguns “ingredientes”, como canto dos pássaros, comida de fazenda e passeios pela floresta.

Atenta ao período das férias, a coluna Claudia Meireles elencou sete hotéis distantes da barulheira da cidade grande. As opções ficam, literalmente, no “meio do mato”. Os endereços estão localizados no coração do Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica. Outros, em recantos tupiniquins na Serra Gaúcha, no interior paulista e em um município pouco conhecido de Pernambuco. Caso queira desligar-se, as alternativas oferecem o tão esperado sossego. Depois de conhecer as hospedagens, vale transformar o sonho do descanso em realidade.

Parador Cambará do Sul (RS)

Deseja ativar o lado aventureiro e descansar a alma? Os amantes do frio vão amar o hotel gaúcho Parador Cambará do Sul, situado na Fazenda Camarinhas. Inspirado nos lodges africanos, o endereço valoriza e respeita a paisagem incrível que rodeia – no caso, a Mata Atlântica. Há sete tipos de acomodações; são elas: casulo, bangalô, chalé camarinhas, suítes verbena e lavanda, barracas suíte e de luxo. Todos os aposentos oferecem aos visitantes a experiência de acampamento a quem quer fugir da rotina da cidade.

Os visitantes que passaram pelo Parador descrevem o refúgio como um “lugar para relaxar por completo”. Por estar em um região com altas altitudes, durante o inverno, a instalação pode chegar a temperaturas negativas, razão para visitantes se aquecerem perto da lareira ou em volta do fogo de chão. Não faltam programas de pura adrenalina, como fazer as trilhas rumo aos maiores cânions do Brasil. O hotel promete fisgar os hóspedes pelo paladar. Do café da manhã ao jantar, as delícias disponíveis resgatam a memória afetiva da cultura gaúcha, como, por exemplo, o churrasco campeiro.

0
Pousada Trijunção (BA)

Com vontade de desligar do mundo e se conectar com a natureza? No coração do Cerrado, na cidade baiana de Jaborandi, há uma opção luxuosa, discreta e isolada. Construída em uma fazenda de 33 mil hectares, a Pousada Trijunção entrou para o rol dos melhores novos hotéis de 2020 da revista norte-americana Town & Country. Inclusive, foi a única hospedagem tupiniquim a integrar a seleta lista. A sugestão faz jus ao nome, por ligar três estados, Bahia, Goiás e Minas Gerais, além de estar próximo ao marco do encontro das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Ao acordar em um dos sete chalés, decorados com artesanato local, o hóspede certamente irá escutar o canto dos pássaros. Quem resolver acomodar-se na pousada terá o privilégio de compartilhar o espaço com 4,7 mil espécies de animais e 13 mil plantas. Dentre as atrações all inclusive, há trilhas, safári noturno, passeios de bike ou caiaque, todos acompanhados por biólogos e zootecnistas. Ao longo do trajeto, os profissionais conscientizam os visitantes sobre a importância de preservar o Cerrado. Se der sorte, é possível deparar-se com o lobo-guará.

0
Cabana Home (SP)

“Um refúgio para se energizar com vista para as montanhas no interior de São Paulo.” Com essas palavras, os donos e visitantes descrevem o Cabana Home, hotel fixado em Araçoiaba da Serra, cidade a 120 quilômetros da capital paulista. Construído no meio do mato, o cantinho costuma atrair famosos que desejam se afastar da cidade e recarregar as baterias em meio à natureza. Já se hospedaram no local Felipe Titto e Marcela McGowan. O complexo conquista os hóspedes pelo conceito de glamping, isto é, glamour com camping.

0

O refúgio engloba cinco modelos de aposentos: Cabana da Mata, Cabana do Vento, Cabana da Árvore e Cabana Bolha, além do container. Os espaços seguem a essência do nome de batismo. Por exemplo, o Cabana Bolha é totalmente transparente e em formato de globo. Ficou preocupado quanto à privacidade? Sem neuras, o ambiente foi pensado exatamente para manter a intimidade dos visitantes, construído em meio às árvores e sem outra instalação por perto. Já imaginou adormecer olhando para as estrelas?

Refúgio Ecológico Caiman (MS)

“Um oásis de 53 mil hectares de natureza preservada no coração do Pantanal.” Seja bem-vindo ao Refúgio Ecológico Caiman, fixado na cidade sul-mato-grossense de Miranda. O endereço é formado por duas pousadas, a Baiazinha e a Cordilheira. A primeira consiste em uma casa em formato de pássaro, com estilo de fazendas clássicas da região, enquanto a segunda está integrada à natureza pantaneira e conta com decoração contemporânea. Ambas as instalações proporcionam ao visitante a possibilidade de explorar a fauna, flora e cultura local.

Já pensou ficar cara a cara com uma onça-pintada? No Caiman, é possível. O hotel oferece uma verdadeira imersão em um dos pontos de maior biodiversidade da América do Sul. Dentre as atividades, está o safari offroad, em que os visitantes passeiam pelas estradas em carros adaptados, a fim de avistar animais nativos do Pantanal. Na focagem noturna, o hóspede tem a possibilidade de observar o comportamento dos bichos com hábitos noturnos e apreciar os sons únicos da floresta.

0
Hotel Fazenda Pedra do Rodeadouro (PE)

Fica o aviso: nem só de praia é feito Pernambuco. Considerada uma das sete maravilhas do estado nordestino, a cidade de Bonito pode ser definida como o recanto do sossego e a “terra das cachoeiras”. O município fica a 140 quilômetros de Recife. Por lá, encontra-se o Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro. Como o próprio nome diz, o endereço ocupa o espaço de um antigo engenho de 80 hectares. Algumas atividades estão inclusas no valor da diária, por exemplo, ordenha, passeio a cavalo e trilhas de quadriciclo.

À parte, os visitantes podem aproveitar a ida ao hotel e curtir um passeio de balão ou de teleférico. O endereço tem parceria com balonistas. Bonito reúne diversas cachoeiras, mas a queridinha do público chama-se Véu da Noiva. Quem quiser pode até praticar rapel nas quedas d’água e, em seguida, fazer um voo de tirolesa para fechar a aventura com chave de ouro. Construídas de forma ecológica, as acomodações possuem vista para o Vale do Rodeadouro.

0
Juma Amazon Lodge (AM)

“Um hotel de selva.” Com essas palavras é descrito o Juma Amazon Lodge, endereço localizado no meio da Floresta Amazônica, em uma região remota e preservada. Compõem o refúgio amazonense 19 bangalôs, elaborados de forma a se integrar à mata. As acomodações foram desenvolvidas sobre palafitas, na copa das árvores. O procedimento torna-se essencial devido às épocas de cheia dos rios, em que o nível da água pode subir até 15 metros. Na lista de hóspedes, consta o nome da atriz Dani Suzuki.

Ao chegar ao paraíso na Amazônia, os visitantes desfrutam de diversos ambientes: redário, decks, museu, restaurante, tapiri (espécie de choupana), piscina de rio e recepção, na qual há um telescópio para observar as estrelas, além dos bangalôs. Nada de ficar parado ao longo da estadia – há uma variedade de passeios; no caso, 16 opções. Dentre as atividades disponíveis no Juma Amazon Lodge, focagem de jacarés, pescaria de piranhas, caminhada noturna na floresta, escalada de árvores e observação do encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

0
Hotel Toriba (SP)

Acordar com o canto dos pássaros, e não de buzinas, soa como música para os ouvidos. Escapar da agitação da cidade por alguns dias é um alívio tremendo. Antes mesmo de fazer as malas, já pensou na possibilidade de prolongar a estadia? Nessa situação, entretanto, a maior preocupação é com o trabalho e as aulas on-line das crianças. Se este for o caso, seus problemas acabaram: o Hotel Toriba oferece hospedagens de longa duração — serviço long stay. A sugestão se transforma em um lugar dos sonhos, com infraestrutura adequada ao trabalho e ensino remoto, no período após as férias.

Ao recorrer à alternativa, os hóspedes desfrutam da atmosfera de uma casa de campo com estrutura de resort cinco estrelas. As acomodações incluem chalés e apartamentos externos. Localizado em Campos do Jordão, a pouco mais de 2 horas de São Paulo, o Toriba está cercado por mais de 2 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica. O resultado? Ar puro, ausência de ruídos e o melhor: paisagens exuberantes.

0

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias