metropoles.com

Steam Power for Girls: programa incentiva formação de cientistas

O evento, em parceria com a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, acontece nos dias 5, 6 e 7 de março, no B Hotel

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Capa40
1 de 1 Capa40 - Foto: Divulgação

Formar mulheres cientistas no país do futebol é a missão que une a embaixada dos Estados Unidos no Brasil a oito instituições brasileiras ao projeto Steam Power for Girls. A edição-piloto do evento reunirá 100 estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), no B Hotel, na quinta-feira (05/03/2020), sexta-feira (06/03/2020), e no sábado (07/03/2020).

Alunas do ensino médio de diversas regiões administrativas, com idade entre 14 e 17 anos, terão três dias de imersão com cursos, oficinas e palestras relacionadas aos seguintes temas: liderança, empoderamento feminino, desenvolvimento de projetos, inteligência artificial, programação e games.

Lídia Abdalla, presidente executiva do Grupo Sabin Medicina; Gianna Sagazio, diretora de inovação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI); Loren Spíndula, gerente de Assuntos Governamentais e regulatórios do IBM Brasil; e a deputada federal Tabata Amaral estão entre as palestrantes confirmadas.

Depois do evento, as adolescentes terão encontros mensais para realizar atividades de formação em três áreas: promoção da democracia e direitos humanos, promoção do desenvolvimento econômico e engajamento e empoderamento da nova geração de líderes. No final deste ano, o grupo terá de encontrar solução técnica para um problema dentro de uma das áreas apresentadas.

“O pontapé desse projeto será no B Hotel, com várias pessoas conversando sobre igualdade de gênero, tecnologia e ciência”, explica Cristina Castro, CEO e idealizadora do Instituto Glória. A intenção é que, futuramente, o projeto seja expandido para todo o Brasil.

O Steam Power for Girls conta com o apoio do Instituto Glória, das advogadas do grupo Elas Pedem Vista, da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Casa Thomas Jefferson, IBM, Qubo e Pyladies DF.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia