metropoles.com

Rei Charles divulga mensagem tocante sobre 1 ano da guerra na Ucrânia

O rei Charles chamou a guerra na Ucrânia de “sofrimento desnecessário”. O texto foi divulgado no Instagram e no Twitter da família real

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
O Rei Charles III cumprimenta o presidente da Ucrânia Volodymir Zelensky com um aperto de mão. Eles sorriem um para o outro em aposento do Palácio de Buckingham - Metrópoles
1 de 1 O Rei Charles III cumprimenta o presidente da Ucrânia Volodymir Zelensky com um aperto de mão. Eles sorriem um para o outro em aposento do Palácio de Buckingham - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Nesta sexta-feira (24/2), a guerra entre Ucrânia e Rússia completa um ano sem perspectivas de paz, conforme declararam especialistas ouvidos pelo Metrópoles em reportagem especial. À frente do trono britânico, o rei Charles III enviou uma mensagem para os ucranianos. O texto foi divulgado nas redes sociais da família real, no Instagram e no Twitter.

No discurso, Charles se compadeceu com o “povo da Ucrânia”. O rei do Reino Unido também definiu o conflito como “sofrimento desnecessário” e “tamanha tragédia humana”.

O soberano lembrou o encontro que teve com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no último dia 8. A reunião entre os dois líderes ocorreu no Palácio de Buckingham.

0

Confira a mensagem do rei Charles:

“Já se passou um ano em que o povo da Ucrânia sofreu inimaginavelmente com um ataque em grande escala não provocado à sua nação. Eles demonstraram coragem e resiliência verdadeiramente notáveis diante de tamanha tragédia humana”, iniciou o monarca.

“O mundo assistiu com horror a todo o sofrimento desnecessário infligido aos ucranianos, muitos dos quais tive o grande prazer de conhecer aqui no Reino Unido e, de fato, em todo o mundo, da Romênia ao Canadá.

No início deste mês, encontrei-me com o presidente Zelensky, no Palácio de Buckingham, para expressar meu apoio pessoal ao povo da Ucrânia. É animador que o Reino Unido, junto com seus aliados, esteja fazendo todo o possível para ajudar neste momento tão difícil.

Portanto, só posso esperar que o derramamento de solidariedade de todo o mundo possa trazer não apenas ajuda prática, mas também a força do conhecimento de que, juntos, estamos unidos.”

Foto colorida de homem idoso branco com terno azul. Ao fundo, estão velas e uma árvore de Natal - Metrópoles
O rei Charles enviou uma mensagem para os ucranianos

Guerra em números

De acordo com apuração do Metrópoles, mais de 68 mil crimes de guerra foram cometidos pelos russos. Há mais de 8 milhões de refugiados ucranianos. Ao todo, 8 mil civis foram mortos no embate, sendo que 487 são crianças, segundo dados do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.

Para reconstruir a Ucrânia, serão necessários mais de US$ 700 bilhões, o equivalente a R$ 3,5 trilhões. Ao longo do confronto, 2,3 mil instituições de ensino fora destruídas. Pelo levantamento da ONU, em torno de 21,8 milhões de cidadãos ucranianos precisam de algum tipo de assistência.

Infográfico 1 ano de guerra na Ucrânia

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia