Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Expert em sobrancelhas, Ludmila Bonfim ensina como ter olhar atraente

Especialista elenca os melhores procedimentos estéticos para garantir sobrancelhas com aspecto natural, volumoso e saudável

atualizado 21/07/2021 16:02

Ludmila BonfimAnderson Matta Photo/Imagem cedida ao Metrópoles

Há quem diga que as sobrancelhas são a moldura do rosto. Fato é que, ao olhar para trás, é possível perceber como o design delas se destaca como um elemento que acompanha a evolução do estilo da mulher ao longo de décadas.

Nos últimos anos, as sobrancelhas naturais e volumosas se tornaram as queridinhas e a indústria da beleza se adaptou para oferecer produtos e procedimentos para que até quem não tem muitos pelos possa ostentar um olhar marcante e atraente.

Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a fisioterapeuta Ludmila Bonfim, fundadora da clínica de estética Ludmila Bonfim Beauty Academy, na Asa Norte, dá dicas valiosas de como cuidar corretamente das sobrancelhas e revela as novidades do mercado.

Ludmila Bonfim - consultório
Ludmila atua há mais de 10 anos com estética facial e corporal. Há quatro anos, ela se dedica à micropigmentação
Sobrancelhas saudáveis e marcantes

Para estimular o crescimento dos fios em casa, a especialista recomenda que a região seja esfoliada uma vez por semana. Assim como o restante do rosto, as sobrancelhas também merecem atenção ao final do dia, devendo ser higienizadas com sabonete facial para remover corretamente toda a maquiagem.

Ter o hábito de escovar os pelos diariamente garantirá que eles fiquem alinhados e modelados. Nesta etapa, uma ótima dica é a técnica do soap brows (sobrancelhas com sabonete, em inglês), que mantém os pelos no lugar e arrumados o dia inteiro.

Ludmila esclarece que o tempo de manutenção do design das sobrancelhas depende do ciclo de crescimento dos pelos de cada pessoa, não havendo, assim, problema em retirar os fios com um intervalo menor do que um mês, contanto que se retire apenas os pelos corretos, a fim de não afinar o design.

“Tem pessoas que precisam fazer o design a cada 15 dias. Outras, uma vez ao mês. Não há mal nenhum retirar com frequência”, esclarece.

Designer de sobrancelhas - Ludmila Bonfim Beauty Academy

Procedimentos estéticos

Existem inúmeros procedimentos à disposição nas clínicas de estética. Na avaliação de Ludmila, os que mais se destacam são a reconstrução de sobrancelhas, a nanopigmentação e a Brow Lamination.

A reconstrução visa entregar de volta o design natural das sobrancelhas da cliente. Na Ludmila Bonfim Beauty Academy, a especialista implementou um novo e inovador protocolo que associa o microagulhamento com produtos naturais e óleos essenciais para melhorar a penetração dos ativos.

A técnica fortalece o bulbo capilar; estimula o crescimento de novos fios; auxilia na redução da queda, facilitando o processo da reconstrução e deixando a sobrancelha saudável e cheia; e, por fim, deixa os pelos mais brilhosos, mais sedosos e bem cuidados. “Estamos tendo resultados fantásticos”, afirma.

A nanopigmentação é a evolução da micropigmentação, na qual falhas são preenchidas e é possível dar um formato mais harmonioso por um período prolongado – oito meses, em média. “Usamos uma nano lâmina com pigmentos na ponta e aí desenhamos fios bem finos, imitando os movimentos dos fios naturais”, explica.

A Brow Lamination, por sua vez, realça e evidencia os pelos naturais, oferecendo o aspecto de sobrancelha naturalmente mais grossa. Além de alinhar os pelos e ajudar a disfarçar falhas, ela colore, dá brilho, nutre e estimula o crescimento.

“Ideal para pessoas de personalidade marcante que amam realçar sua beleza natural”, sugere Ludmila.

Ludmila Bonfim Beauty Academy

Minoxidil nas sobrancelhas?

O Minoxidil é uma substância ativa que estimula o crescimento capilar, uma vez que melhora a circulação sanguínea no local da aplicação e prolonga a fase anágena, de nascimento e crescimento do cabelo. Por isso, algumas pessoas recorrem a ela para engrossar e preencher falhas nas sobrancelhas.

Ludmila explica que o Minoxidil é um produto para uso domiciliar. Se você quer garantir um efeito duradouro, o ideal é procurar um profissional para cuidar e preservar ao máximo os pelos.

“Muitas clientes relatam que usaram e perceberam o crescimento de novos fios enquanto estão usando o produto. Mas esse efeito permanece apenas enquanto se usa o produto”, conta.

Ludmila Bonfim

Erros frequentes

Durante o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, muita gente precisou se virar em casa e se arriscou ao fazer a manutenção dos fios por conta própria.

Segundo Ludmila, os três principais erros que podem interferir no crescimento saudável dos fios são: cortar demais os pelos, até ficar falhado; arrancar com pinça em casa de forma errada; e pintar com produtos que não são próprios para sobrancelhas.

“Muitas clientes vêm com os pelos cortados e não retirados pela raiz”, conta a especialista.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias