metropoles.com

Estudo revela chá que pode ajudar a reduzir os riscos de diabetes

Pesquisa realizada em universidades da Austrália e da China revela um tipo de chá que controla os níveis de açúcar no sangue

atualizado

Compartilhar notícia

Stefania Pelfini, La Waziya Photography/ Getty Images
Imagem colorida mostra uma xícara branca com flores rosas e dentro um chá bem quente sobre a mesa perto da janela - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra uma xícara branca com flores rosas e dentro um chá bem quente sobre a mesa perto da janela - Metrópoles - Foto: Stefania Pelfini, La Waziya Photography/ Getty Images

De acordo com uma pesquisa recente feita na Universidade de Adelaide, na Austrália e na Universidade do Sudoeste, na China, consumir chá preto diariamente pode reduzir a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2, controlando os níveis de açúcar no sangue.

O último estudo transversal incluiu 1.923 adultos, sendo 562 homens e 1.361 mulheres, com idades entre 20 e 80 anos, que moravam em províncias da China. No total, 436 participantes tinham diabetes e 352 apresentavam pré-diabetes, enquanto 1.135 tinham níveis normais de glicose no sangue.

Imagem mostra uma xícara transparente com chá preto, É possível ver também que estão colocando mais chá na xícara - Metrópoles
O consumo diário de chá preto poderia reduzir a probabilidade de desenvolver e avançar o diabetes tipo 2, revela estudo

Dessa divisão, uma parte do grupo não tinha o hábito de tomar a bebida, e a outra consumia apenas um único tipo de chá (preto, verde, escuro ou outro). Os estudiosos examinaram a associação entre a frequência, o tipo e a excreção de glicose na urina.

“Os benefícios substanciais do chá para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, foram relatados em vários estudos nos últimos anos, mas os mecanismos subjacentes a estes benefícios não são claros”, observou o coautor principal do estudo, o professor Associado Tongzhi Wu, da Universidade de Adelaide, ao Hindustan Times.

Veja mais detalhes do estudo!

Magem mostra de cima uma mulher branca e com roupas brancas levando uma xícara de chá preto à boca - Metrópoles
Tomar chá preto pode reduzir os níveis de açúcar no sangue

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem chá preto diariamente têm 53% menor de riscos de pré-diabetes e 47% menos chance de ter diabetes tipo 2, mesmo depois de controlar fatores de risco, como idade, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, glicemia de jejum e colesterol.

“Essas descobertas sugerem que as ações dos compostos bioativos no chá escuro podem modular direta ou indiretamente a excreção de glicose nos rins, um efeito, até certo ponto, imitando o do cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2 ) inibidores, uma nova classe de medicamentos antidiabéticos que não só é eficaz na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2, mas também tem efeitos protetores substanciais no coração e nos rins”, explica Wu.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?