metropoles.com

Esta fruta pode reduzir o risco de demência e ajudar no emagrecimento

Um estudo recente associou comer essa fruta popular à redução do risco de demência. Descubra!

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Tábua redonda com vários tipos de frutas
1 de 1 Tábua redonda com vários tipos de frutas - Foto: Pexels

Existem vários motivos para você desfrutar do morango, uma fruta rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6 — e que, também, é uma excelente fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio, magnésio e compostos fenólicos, poderosos antioxidantes. Um estudo recente associou, ainda, comer morangos à redução do risco de demência.

Os pesquisadores analisaram participantes com excesso de peso que se queixaram de comprometimento cognitivo leve. Na análise, esses indivíduos foram divididos em dois grupos. Enquanto um deles se absteve de consumir qualquer tipo de fruta, o segundo grupo deveria consumir uma xícara de morangos por dia.

Os resultados revelaram que aqueles que consumiram o pó de morango tiveram melhor desempenho em testes que mediram o quão bem conseguiam lembrar de uma lista de palavras após 12 semanas.

Os benefícios são atribuídos, principalmente, ao alto teor de antioxidantes, conhecidos como antocianinas, que combatem moléculas instáveis conhecidas como radicais livres, considerado um fator de risco para a demência.

“Existem dados epidemiológicos que sugerem que as pessoas que consomem morangos ou mirtilos regularmente têm uma taxa mais lenta de declínio cognitivo com o envelhecimento”, argumenta Robert Krikorian, principal autor do estudo e professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati.

Mão segurando morango grande - Metrópoles
Um estudo recente associou comer morangos à redução do risco de demência

Os pesquisadores avaliaram 30 pacientes com excesso de peso (cinco homens e 25 mulheres), entre 50 e 65 anos. Krikorian justificou que a escolha desse grupo deveu-se ao risco aumentado de demência.

Durante 12 semanas, os participantes foram solicitados a não consumir nenhuma fruta, exceto um pacote diário de suplemento em pó que foi misturado com água durante o café da manhã. Isso equivalia a uma xícara de morangos inteiros.

Metade dos participantes recebeu o pó, enquanto a outra metade recebeu placebo. Para avaliar a cognição, eles foram submetidos a testes de memória e o humor, quantidade de sintomas depressivos e metabolismo.

Mãos segurando pote com morangos - Metrópoles
Os benefícios são atribuídos, principalmente, ao alto teor de antioxidantes

Aqueles que consumiram o pó de morango, além do melhor desempenho nos testes de memória, relataram menos sintomas depressivos.

Esse estudo se baseou na pesquisa anterior da equipe, publicada na revista Nutrients, revelando que os mirtilos também reduziram os sintomas do declínio cognitivo.

Se não bastassem essas vantagens, o morango ainda conta com poucas calorias. Para se ter ideia, em 100g da fruta, há apenas 33 calorias. Isso é ótimo para quem busca perder peso.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?