Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Empresário Fernando Reis fala do sucesso do Brasil Restaurant Week

Há 15 anos no cenário nacional, o festival já conquistou mais de 20 cidades brasileiras, incluindo Brasília

atualizado 19/03/2023 10:42

Imagem cedida ao Metrópoles

Há 15 anos no cenário nacional, o Brasil Restaurant Week tornou-se um dos festivais gastronômicos mais aguardados pelos brasileiros. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia e movimentar o mercado, o projeto já conquistou mais de 20 cidades. Diante de tanto sucesso, a Coluna Claudia Meireles conversou com o idealizador Fernando Reis para conhecer um pouco mais da história e o seu papel social.

Embora muitas pessoas achem que o festival foi criado no Brasil, o Restaurant Week surgiu em Nova York, nos anos 1990. Ao conhecer o fundador e se apaixonar pela proposta, o publicitário decidiu implementá-la no país e, em 2007, São Paulo recebeu a 1ª edição. Em 2010, diante do êxito, outras regiões do país também foram agraciadas, incluindo Brasília.

” Depois de 15 anos, ver a posição de Brasília na cena nacional da gastronomia foi uma grande surpresa. Em 2009, ocupava a  sétimo ou oitavo posição e, hoje, indiscutivelmente, é a terceira capital no cenário gastronômico. Estamos muito felizes de ser uma das principais  cidades do Brasil Restaurant Week”, declara Fernando.

Durante o evento, os principais restaurantes preparam, um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.  Neste ano, Releituras foi o tema escolhido com a proposta de incentivar e fomentar o consumo nacional. “A escolha foi feita justamente com a intenção de que os clássicos internacionais sejam feitos com com insumos brasileiros”, explica.

Em 2022, o festival recebeu mais de dois milhões de pessoas, vendeu um milhão e meio de menus e o faturamento chegou a quase R$ 200 milhões. “Esperamos superar esses números agora em 2023”.

Vínculo social

Além de democratizar a gastronomia, o festival trabalha com a inclusão social desde sua 1ª edição. Atualmente, 20 organizações são beneficiadas com doações financeiras do Brasil Restaurant Week. Brasília é representada pela ONG Amigos da Vida, que atua na promoção e defesa dos Direitos Humanos de populações vulneráveis.

“O trabalho feito por eles que é algo de extrema credibilidade. Em mais de sete anos repassando as doações, a ONG já construiu mais de seis brinquedotecas, ou seja, é um trabalho social bem bacana que, na verdade, não custa nada para os restaurantes, pois são apenas intermediários e a população que doa sempre muito feliz”, assegura o empresário.

Fernando Reis sempre teve uma ligação forte com o entretenimento, principalmente na parte gastronômica

A 27ª edição do Brasília Restaurant Week chegou ao fim no dia 12 de março. Atualmente, Goiânia e Campinas recebem o festival gastronômico. No dia 30 de março, São Paulo receberá a sua 30ª edição.

Formado em publicidade e marketing, Fernando Reis sempre teve forte ligação com a área de entretenimento, principalmente na parte cultural, de onde veio o contato com a gastronomia. Ver tudo que o projeto conquistou ao longo dos anos é algo extremamente gratificante para ele.

“Não é muito difícil você se apaixonar pela gastronomia. Eu tive o privilégio de conhecer vários restaurantes pelo Brasil por meio do festival e isso é muito bacana. A minha paixão pelo ramo aumenta a cada dia, principalmente, por esse movimento na cena nacional que nós fazemos, contribuindo para a divulgação e a inclusão gastronômica”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram

Mais lidas
Últimas notícias