
Claudia MeirelesColunas

Concurso escolhe arquitetos que assinarão toalete da CasaCor 2019
A coluna foi convidada para acompanhar a votação, liderada por Sheila Podestá, Moema Leão, Eliane Martins e Walléria Teixeira
atualizado
Compartilhar notícia

Uma nova edição da CasaCor Brasília abre as portas para o público em 6 de setembro, mas as obras já estão a todo vapor na antiga Casa da Manchete, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Neste ano, a mostra de arquitetura e decoração terá 46 ambientes projetados por 60 profissionais requisitados da cidade, todos em torno do tema Planeta Casa.
No último dia 27, um time de peso, incluindo Sheila Podestá, Moema Leão, Eliane Martins e Walléria Teixeira, se reuniu na loja São Geraldo, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), para eleger o vencedor do Prêmio Jovem Profissional, que assinará o toalete público da próxima CasaCor.
O prêmio é uma vitrine para novos talentos mostrarem os seus trabalhos ao público de Brasília. “Essa abertura que a São Geraldo dá aos jovens é muito importante. Tanto é que logo eles começam a fazer outras coisas. É um estímulo grande”, avaliou Moema.

Diferentemente dos projetos desenvolvidos nas casas de clientes, que opinam e interferem no resultado final, na CasaCor, os arquitetos têm liberdade para apresentar os trabalhos em que acreditam, segundo Eliane. Em meio a mais de 70 inscritos – um recorde –, o projeto Subversão, das arquitetas Camila Abrahão e Anna Luísa Albano, do escritório Casulo, se destacou e levou o primeiro lugar.
O público pode aguardar um ambiente em que os materiais usados fogem do lugar habitual. “A gente deu uma misturada em tudo. Queríamos que o teto se confundisse com o piso, que se confundisse com as paredes, por isso a subversão”, destacou Camila.
Anna acredita que a dupla conseguiu fazer um conceito sólido misturando arte, revestimentos e “várias coisas não comuns”, na visão delas.
“A gente tinha a intenção de participar com algo que tivesse um conceito diferente e eles acreditaram nisso. A ideia é colocar a arquitetura e os acabamentos de uma forma mais interessante para o usuário, então há essa reflexão quando estiver no espaço”, completou Camila.

O escritório Entrequadra, de Bárbara Maria Madeira Alvarenga, ficou em segundo lugar, com o projeto Perspectivas, seguido pelo escritório Lez Arquitetura, de Gabriela Chiarelhi, com o desenho do toalete Nexo.
Camila e Ana só souberam do resultado no dia seguinte, em reunião operacional de lançamento da CasaCor. O prêmio foi anunciado pelos empresários Ramez e Patrícia Farah, à frente da São Geraldo, no Espaço Itaú de Cinema, do shopping CasaPark.
Na ocasião, Sheila, Moema e Eliane anunciaram as novidades da edição deste ano, que terá um conceito sustentável em todos os seus níveis, desde o que o público vê até o descarte dos resíduos das obras. Elas apresentaram também os profissionais envolvidos, incluindo fornecedores e patrocinadores, além das regras da mostra.
Confira os cliques da reunião de lançamento:

























































Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
