metropoles.com

8 polêmicas que autor removeu de livro bombástico sobre a família real

O livro lançado na Holanda trazia informações explosivas a respeito dos membros da família real. O autor precisou fazer alterações na obra

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Montagem com três fotos de casais - Metrópoles
1 de 1 Montagem com três fotos de casais - Metrópoles - Foto: Getty Images

A versão do livro Endgame, escrito por Omid Scobie, lançada no Reino Unido foi considerada mais branda em comparação com a edição disponibilizada na Holanda. Nos Países Baixos, os exemplares à venda traziam os nomes dos membros da realeza que fizeram comentários racistas contra o príncipe Archie, filho de Harry e Meghan Markle.

Quando notaram que Omid havia identificado o rei Charles III e Kate Middleton como os responsáveis pelas falas racistas na versão holandesa, houve uma corrida para retirar os exemplares das prateleiras dos pontos de venda. Primeiramente, o autor alegou que não revelou os nomes e aconteceu uma falha. A obra passou por uma reedição.

0

Na semana passada, Omid Scobie admitiu ter escrito os nomes de Charles e Kate em um rascunho anterior e o documento chegou nas mãos dos editores e tradutores holandeses. Ao avaliar as duas versões do livro publicadas nos Países Baixos, o jornalista Rick Evers percebeu que outras partes da obra também foram alteradas na reedição.

Mudanças de títulos reais precisaram ser feitas em relação à primeira edição holandesa. A princípio, a obra definia a esposa do rei Charles como “Camilla, rainha consorte”. Na versão número dois, ela é descrita como “rainha Camilla”. Em alguns trechos não constava o portal em que o autor retirou as informações. Na reedição, o escritor citou a ABC News.

Foto colorida de capa de livro com fotos de três casais - Metrópoles
Capa do livro Endgame

O jornalista holandês percebeu que teve uma troca quanto a uma característica do príncipe William. Na versão número um do livro, o herdeiro do trono britânico foi chamado de “testamento preguiçoso”, enquanto no segundo, ele recebeu a qualidade de “imagem trabalhadora”.

Em um dos parágrafos da reedição, Omid confidenciou que William se esbarrou acidentalmente no autor, antes ele relatou que o encontro aconteceu “de propósito”. O rei Charles foi outro a ter a imagem suavizada na nova versão. Primeiramente, o monarca havia feito “acordos questionáveis” e mantinha “ligações suspeitas e mau julgamento”.

Príncipe William, um homem branco, meio meio calvo, está usando uma camisa verde militar e olhando sério para frente - Metrópoles
Omid Scobie amenizou o teor sobre um encontro com o príncipe William

Na reedição, o escritor se refere às decisões de Charles como “escolhas questionáveis”. Considerado o autor de Meghan Markle, Omid Scobie alterou menções associadas à duquesa de Sussex. Antes ela era descrita como uma pessoa com problemas de saúde mental. Na reedição, a norte-americana “passou por momentos difíceis na família real”.

Algumas modificações foram feitas em trechos ligados ao príncipe Harry e Meghan Markle. Acrescentaram a identidade de fontes e novos informantes em parágrafos relacionados aos duques de Sussex. Segundo o jornalista holandês Rick Evers, o livro traz citações diferentes de mensageiros próximos ao casal.

Foto colorida de homem ruivo, com blusa preta, ao lado de mulher parda, com roupa azul. Ele bate palmas e ela mexe no olho como se estivesse limpando uma lágrima - Metrópoles
Trechos do livro a respeito dos duques de Sussex foram modificados

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?