Alvo da PF, sócio de Weverton é candidato a deputado federal pelo PDT
Erlânio Xavier é sócio de Weverton Rocha em uma rede de postos de gasolina que seria usada para lavagem de dinheiro, segundo a PF

Um político que foi alvo de buscas na nova fase da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (4/8), tenta se eleger para a Câmara dos Deputados pelo PDT do Maranhão.
Erlânio Xavier é ex-prefeito do município de Igarapé Grande (MA) e candidato a deputado federal neste ano. É também sócio do senador Weverton Rocha (PDT-MA) em uma rede de combustíveis.
Na decisão que autorizou a nova fase da Sem Desconto, o ministro André Mendonça afirma existirem suspeitas de que essa rede de postos fosse usada para lavagem de dinheiro. A lavagem de dinheiro é o processo de dar aparência legal a recursos de origem criminosa — no caso, aos descontos ilegais nas aposentadorias do INSS.
“Outro eixo da suposta lavagem (de dinheiro) investigada envolve os postos Petro São Francisco Combustíveis LTDA e Petro São José LTDA – Filial. Embora formalmente dedicados ao comércio varejista de combustíveis (…), suas contas teriam sido utilizadas para aquisição de propriedades rurais, pagamento de terrenos e maquinário agrícola (…) além de serem responsáveis por transferências a terceiros indicados por Weverton”, diz um trecho.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesAo autorizar as buscas, André Mendonça diz querer saber se a movimentação financeira de Erlânio Xavier por meio da rede de postos tinha “causa econômica real”.
Sócio de Weverton triplicou patrimônio em seis anos
Nos últimos seis anos, Erlânio Xavier triplicou o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral, em termos nominais (isto é, sem levar em conta a inflação).
Em 2020, quando foi candidato a prefeito de Igarapé Grande, ele informou à Justiça Eleitoral possuir R$ 3,02 milhões em bens, imóveis e valores. Já neste ano, na candidatura a deputado federal, o valor declarado subiu para R$ 9,6 milhões — um aumento de 218%, ou pouco mais de três vezes.





