*
 
 

Parece que foi em outra vida, mas há apenas dois anos nós éramos viciados em Snapchat. O Instagram quis comprar o aplicativo e a resposta foi “não”. Aí o Insta ficou #chateado e falou ” ah é? Então eu vou te tombar! Aguarde”. Alguns meses depois surgiu o Stories, competidor direto do Snapchat.

De repente, as nossas vidas estavam sendo adaptadas a esta nova rotina: ter um reality show próprio. A lógica, se você for um usuário comum, é compartilhar rotina. Se você é uma marca, divida desejo de consumo.

Alguns dados importantes sobre os Stories:

1. Eles ainda são a única parte do Instagram que aparecem de forma cronológica. Isso é extremamente importante, especialmente para marcas.

2. A navegação vertical está sendo substituída pela navegação horizontal. Ou seja, você começa a assistir e continua acompanhando todos em sequência até o fim dos tempos. As pessoas têm consumido mais Stories do que passado tempo no feed de fotos.

3. O vídeo é um recurso incrível para estimular envolvimento com os seguidores. Quando for pensar no conteúdo do Stories, priorize esse recurso a fotos.

Agora, é hora de avaliar como está o seu conteúdo do Stories, seja você uma pessoa ou marca. Confira dicas valiosas para se comunicar melhor por meio do recurso:

1. Não existe fórmula mágica
Os Stories são a sua história, o seu próprio reality show. Não adianta copiar o conteúdo de alguém ou compartilhar algo que não se identifique só para ter curtidas. Encontre a sua própria fórmula de contar histórias. Autenticidade é a chave desta ferramenta.

2. Crie narrativas
As narrativas nada mais são do que o famoso storytelling. Comece pensando em pequenas histórias: a sua rotina de trabalho naquele dia, a receita de sua comida favorita, a nova coleção de verão da sua loja, os itens do menu executivo do seu restaurante. Dentro desta pequena narrativa, imagine um roteiro respondendo as seguintes perguntas: “o que?”, “como?”, “onde?”, “por que?”.

Responder essas questões vai auxiliar a sua audiência a entender melhor a mensagem que você quer passar e a se interessar pelo assunto.

3. Seja consistente
A tal da perfeição vem com a prática. Não deixe de contar suas histórias todos os dias. Além de aprimorar a sua geração de conteúdo, você estabelecerá uma conexão com a sua audiência.

4. Não esqueça da relevância
Consistência é um conceito colado com a relevância. Fazer todos dia não quer dizer fazer qualquer coisa! Mantenha um nível de conteúdo interessante: algo que você goste de contar + algo que a sua audiência goste de assistir. Pense sempre nesta fórmula.

5. Deixa a timidez de lado
A nossa timidez está sempre relacionada a julgamentos externos. Imaginamos logo aquele grupo de amigos que vai te criticar por estar falando para a câmera ou aquela outra empresa diminuindo tudo o que você compartilhar. Esse conselho talvez seja o mais importante: mídia social é exposição e comunicação. Desapegue dos julgamentos não construtivos e siga o seu instinto e a sua vontade.

6. Use a criatividade
Pense em criar conteúdo exclusivo para o Stories e gerar interesse da sua audiência. Você os condicionará a sempre assistir o seu conteúdo.

7. Dica extra: app secreto
Este app está dando o que falar e vários perfis profissionais em geração de conteúdo já aderiram a ele. O nome dele é Unfold. Possui templates prontos, você encaixa fotos e vídeos e constrói Stories super criativos.

Agora, confira uma lista de 10 Stories que eu não perco um dia:

1. Caio Braz
Muito bom humor, leveza e inteligência. O mundo que eu quero é aquele com mais pessoas como o Caio. Já me sinto bff dele!

tudo o que acho desse casamento real

Uma publicação compartilhada por caio braz (@caio) em

2. Natália Miti
A Miti passou de super tímida a estrela do Stories. Ela divide dicas de empreendedorismo, look do dia e as melhores receitas que você imaginar.

3. Mary Frasso
Muito estilo e aquela zoeira com ironia, sabe?

um #tb fingindo plenitude de quem resolveu ficar doente em pleno domingo show de @harrystyles

Uma publicação compartilhada por MARY (@maryfrasso) em

4. Thamires Santiago
Não existe vida perfeita, mas o que Thamires compartilha traz uma paz tão grande. Faz a vida parecer um lugar lindo de viver. Melhores fotos e a rotina como ela é.

5. Marcelinho
Tudo o que ele fala é sério e com uma enorme carga de inspiração, mas o jeito de se comunicar é o diferencial. Sempre hilário! Um dos melhores geradores de conteúdo do Brasil.

6. Juju Norremose
Eu sou zero fitness, mas de alguma maneira o conteúdo da Juju me pega! Eu amo assistir o que ela come na dieta, acordando às 6h da manhã.

7. Arnaldo Pinho
Já ouviram falar em um arquiteto blogueiro? O Arnaldo compartilha a vida e rotina profissional, repleta de bom humor.

8. Paulinha Sampaio
Eu amo como a Paulina constrói os seus Stories. Sempre uma aula de storytelling. Na categoria “blogueira de moda” ela é com certeza a melhor.

9. Gilda Ambrosio
Ela é minha musa fashion e eu acho um máximo acompanhar a sua rotina badalada.

Let your body go with the flow @giorgiatordini

Uma publicação compartilhada por Gilda Ambrosio (@gildaambrosio) em

10. Eva Chen
É o Stories “a vida como ela é” mais engraçado que você vai assistir. Além de ser uma das maiores líderes do office do Instagram, ela é mãe dedicada e tem tempo para compartilhar tudo com muito bom humor.



 


instagramstories