Conheça algumas das melhores campanhas de marketing do ano

Embora muito criticada, a área pode atuar como agente de grandes mudanças sociais e conscientização

IstockIstock

atualizado 29/06/2018 15:44

Já parou para pensar no marketing como uma ferramentas de grande impacto social? E não só nos tempos modernos, mas desde que a roda foi vendida de um homo sapiens para o outro. Braço direito do capitalismo? Com certeza! Método utilizado para fazer o mundo todo amar hambúrguer de US$ 1? Sem dúvidas!

Mas e todas as grandes causas e discussões que só o marketing, com a sua armadura de sonho e esperança, conseguiu levantar?

O marketing pode ser utilizado para infinitas causas e, muitas vezes, é visto como vilão, mas ainda podemos acreditar nele como agente de mudança.

A criatividade é força para os negócios e para a inovação. É essa combinação (criatividade + business + inovação) que quero abordar nesta matéria.

Todo ano acontece o Cannes Lions, maior premiação de criatividade do mundo, o tapete vermelho das campanhas de marketing. É dividido em categorias como Melhor Filme Publicitário, Melhor Campanha Mobile, Inovação, Experiência de Marca, entre outras. É, sem dúvida, o evento mais aguardado por qualquer grande agência de publicidade.

A edição 2018 aconteceu na semana passada. Depois de assistir todas as campanhas, resolvi reunir minhas favoritas. Os vídeos são curtos, inspiradores e capazes de nos fazer refletir por um momento. Eles nos fazem esquecer, por alguns instantes, que as marcas por trás deles só querem vender e nos trazem um suspiro de indignação ou esperança.

1. Categoria Filme – The Talk (Estados Unidos). BBDO Nova York para a P&G
Uma daquelas campanhas que fazem os olhos se encherem de água.

 

2. Categoria Mobile – Detector de Corrupção (Brasil). Grey para o Reclame Aqui
Um plug in que destaca o nome de políticos investigados por corrupção em suas leituras pela internet. Um dos prêmios mais disputados do evento.

 

3. Categoria Inovação –  My Line (Colômbia). Mullen Lowe para o Ministério das Comunicações e Tecnologia da Colômbia
Como levar a internet para quem não tem internet? Missão impossível solucionada.

 

4. Categoria Design de Produto – Kingo (Colômbia). Ogilvy para Kingo
Mais uma campanha premiada que, se executada com clareza, causará um grande impacto social.

 

5. Categoria For Good (Para o Bem) – Blink to Speak (Índia). TBWA Índia para Asha Ek Hope Foundation
Uma linguagem criada para aqueles que só têm força de expressão nos olhos.

 

6. Categoria Efetividade Criativa – Healthy Hands Chalk Sticks (Índia). Ogilvy Mumbai para Savlon
Uma grande marca de produtos antissépticos que resolveu abordar um problema de saúde básica. A missão era ter impacto efetivo em um dos países com maior taxa de mortalidade infantil.

 

7. Categoria Titanium, Desenvolvimento Direto e Sustentável – “Palau Pledge” (Austrália). Host/Havas para Palau Legacy Project
A República do Palau é um minipaís situado no Oceano Pacífico, com natureza e vida marinha extremamente preservados. Foi transformado em Parque Nacional, e a intensificação das rotas de turismo tem preocupado a população local e entidades de proteção. Assista ao vídeo e veja a solução criativa encontrada para conscientizar os visitantes.

 

8. Design e PR – Trash Isles (Inglaterra). AMVBBDO para a Plastic Oceans Ladbible
A campanha criou um país, A Ilha de Plástico, para chamar atenção para o drama do consumo no mundo.

Últimas notícias