Conheça 9 startups para ficar de olho

Tais empresas se tornam uma rica fonte de informação e pesquisa devido à constante busca pela inovação

Istock/PeshkovaIstock/Peshkova

atualizado 08/02/2019 12:11

Startup, uma das palavras da década. O que são? O que comem? Como se reproduzem?
O termo surgiu no período apelidado de bolha da internet, entre 1996 e 2001. Remetia a um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia bombar e valer muita grana.

Uma definição mais atualizada afirma que uma startup é “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”.

Uber, Airbnb, Nubank, WeWork estão entre as startups que mais conhecemos e nos identificamos no dia a dia. O imperativo da inovação torna as startups um grande fonte de inspiração e pesquisa.

Aqui vai uma lista básica de 10 startups para ficar de olho em 2018.

1. Memphis Foods
Bill Gates é um dos investidores da startup que desenvolve carne real sem matar animais por meio de células-tronco em laboratório. A tecnologia resulta em até 90% menos emissões de gases do efeito estufa e menor uso de terra e água do que a carne tradicional. Carnívoros e o meio ambiente agradecem.

2. Fetchr.
O aplicativo tem como objetivo resolver o problema das logísticas de entrega. O serviço permite que os usuários usem um telefone como endereço físico. Os motoristas chegam à localização exata do cliente por meio do Gps.

3. Apis Cor
Já imaginou imprimir uma casa em 24 horas? Não imagine mais, é real. A Apis Cor criou uma impressora 3D móvel especialmente para a construção civil que “imprime” os edifícios no local desejado.

4. Cuidas
Startup made aqui mesmo no Brasil, que propõe o serviço de plano de saúde mais acessível e descomplicado. Vale a pena conhecer a proposta.

5. Improbable Worlds
O game levado a sério. A empresa desenvolve “mundos simulados” que podem ser executados em tempo real para prever comportamentos e interações. Focada no desenvolvimento de jogos, mas tem implicações para setores do comércio e segurança. Você cria um ambiente e consegue prever consequências de ações propostas.

6. Mythic
A empresa já recebeu 19 milhões de dólares em investimento. Um chip que habilita inteligência artificial, transformando dispositivos do dia a dia em sistemas inteligentes que enxergam, escutam e processam o mundo ao seu redor. A tecnologia é ideal para casas inteligentes, sistemas de saúde, além de segurança e monitoramento.

7. Modern Meadow
Seguindo a onda de minimizar os impactos da agropecuária, a MM está desenvolvendo a criação de couro em laboratório num processo chamado de biofabricação. Couro natural sem abater nenhum animal. Parece incrível.

8. Moobie
Sabe quando você aluga o seu apartamento enquanto viaja? Ou seja, uma espécie de AirBnb. A startup brasileira está apostando nesta ideia para aluguel de carros quando não estão em uso.

9. QuintoAndar
Aluguel de imóveis desmistificado. Dois brasileiros criaram a startup com intuito de solucionar a burocracia de aluguel no Brasil. Todo o processo de locação de um imóvel pode ser feito via internet e já vale alguns vários milhões.

SOBRE O AUTOR
Sarah Gomes

Formada em administração pela Universidade de Brasília (UnB), com mais de 10 anos de experiência em varejo. Trabalhou como buyer da Colcci e da multimarcas The Webster, de Miami. Em 2016, fundou a empresa de comunicação #PleasePostMe, que atende fortes marcas de moda, design e gastronomia de Brasília. Trabalhou ainda como influenciadora para com marcas como Adidas, RayBan e Grupo BHG de Hotéis. Em sua coluna no Metrópoles, fala sobre o mundo das mídias sociais, marketing e empreendedorismo.

Últimas notícias