Dúvida de 2019: o que vai ser do feed do Instagram?

Veja 10 dicas para criar um feed do Instagram cheio de personalidade e estilo

atualizado 24/01/2019 21:08

iStock

“Montar um feed”, “que feed lindo”, “deixa eu ver o seu feed”. Alguma dessas expressões lhe é familiar? Ou você não entendeu nada? Esse feed é de comer ou de montar?

O termo feed é um verbo em inglês que na tradução livre significa “alimentar”. No mundo da internet essa palavra se transformou no RSS Feed, ferramenta de busca e atualização de notícias que pode ser instalada em um site ou blog. Mas aí veio o Instagram e dominou a expressão feed como sendo a organização de conteúdo dentro do app.

E de repente o feed virou profissão, direção de arte, montagem, cronograma. Coisa séria. “Mostre-me teu feed que te direi quem és.” Virou coisa tão profissional que quando o Instagram trocou o feed de notícias da ordem cronológica para a ordem de relevância, as pessoas ameaçaram criar um movimento digno de Revolução Francesa na internet.

E então veio o Stories, que transformou a navegação vertical do feed e educou os usuários para a navegação horizontal. Ou seja, você começa a assistir a um story e vai emendando até cansar.

Concluindo: a lógica de navegação em feed é uma das maiores ferramentas de comunicação da nossa era. Perfis comerciais têm a sua identidade e estratégia de venda focadas em organização de feed. Pessoas montam seus feeds como um álbum simétrico de temas (uma verdadeira curadoria detalhada de imagens). Nos acostumamos tanto que nossa rotina se adapta ao feed.

Eu amo um feed, e esta matéria não poderia terminar sem uma lista de dicas práticas. O mix de hoje tem algumas ideias que podem ajudar o seu perfil pessoal ou comercial no intuito de encontrar uma identidade. Mas cuidado, montar feed pode ser viciante!

Veja 10 inspirações para um feed temático:

Reprodução/Instagram

1 – Color block
A dica para um Insta com explosão cromática é postar fotos com cores fortes e ocupar o máximo de espaço possível da imagem com cor. É importante ter comprometimento!

Reprodução/Instagram

2 – Minimalista
Se você segue a linha do menos é mais e curte espaços de respiro, esta inspiração é a mais indicada. Estilo ideal para quem ama fotos de design, arquitetura e moda. Pense em cartelas de cores mais sóbrias e imagens com muito espaço entre si.

Reprodução/Instagram

3 – Cores coordenadas
Sinto até uma paz no coração ao olhar para um feed com cores combinadas. A verdade é que para criar esse conceito é preciso ter muita criatividade. O desafio pode ser recompensador.

Reprodução/Instagram

4 – Mesmo filtro
Esta é uma das técnicas mais populares para ter um feed coordenado: use sempre o mesmo filtro ou edite as fotos sempre da mesma forma. Dicas de apps para edição: Lightroom e VSCO Cam.

Reprodução/Instagram

5 – Compondo com frases: linhas verticais ou horizontais, ou xadrez
Para quem gosta de postar fotos e frases, esta é uma maneira bacana de organização. O resultado final é lindo.

Reprodução/Instagram

6 – Com borda
Use o app Instasize para recortar suas fotos e colocá-las com borda branca, preta ou até mesmo colorida.

Reprodução/Instagram

7 – Diagramado
Este estilo pode criar um verdadeiro quebra-cabeça no feed. Vale cortar a mesma imagem e carregar em diferentes posts, criar opções mais elaboradas no Photoshop ou simplesmente dividir uma mesma foto com a ajuda do app Griddy.

Reprodução/Instagram

8 – Com muita inspiração
Se você curte mesclar fotos autorais com imagens de inspiração, arte e mood, aposte neste estilo. É interessante compor o seu olhar com os olhares de outros fotógrafos e artistas. Também é uma maneira legal de manter quem te segue interessado.

Reprodução/Instagram

9 – P&B
O bom e velho preto e branco. Dispensa apresentações.

10 – Dica bônus
A dica extra na verdade é o app UNUM (isto não é um “publi post”!). Trata-se do aplicativo oficial dos organizadores de feed. Com ele é possível montar uma prévia de postagens, organizar, trocar e alimentar este vício (quase fútil) que é coordenar o feed.

Mais lidas
Últimas notícias