metropoles.com

Retrospectiva Tinder 2020: veja as tendências do app no ano que passou

Desde as influências da pandemia nos xavecos e matches até o emoji mais usado, saiba o que rolou na plataforma em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

SOPA Images/Getty Images
Foto colorida de celular com app de namoro empresário - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de celular com app de namoro empresário - Metrópoles - Foto: SOPA Images/Getty Images

Todo fim de ano, o Tinder – um dos aplicativos de relacionamento mais usados para encontrar um contatinho – compartilha uma retrospectiva. Batizado de Year in Swipe, o compilado traz um resumo do que rolou na plataforma.

Em 2020, apesar de ter sido um ano para lá de atípico, o flerte online não deixou de comer solto. Talvez até mais, uma vez que os encontros presenciais foram “gongados” pelo coronavírus.

E, claro, os resultados da retrospectiva de 2020 têm tudo a ver com o cenário de babado, confusão e gritaria que os brasileiros viveram. Curioso(a) para saber se você seguiu a onda da maioria? Confira algumas das principais tendências do app no ano que passou:

Pandemia como o novo “oi, sumido”

Em março, época em que começou a quarentena, a pandemia foi o grande assunto para puxar papo com o match. As menções a “quarentena & chill” decolaram, sem contar com xavecos como “Me chama de coronavírus e deixa eu pegar você”. Vapo.

Tamborzinho, tamborzinho

Com todos em quarentena, só restava acompanhar o BBB 20. O reality dominou as conversas no mês de abril. Além de usarem o termo BBB em suas biografias, os usuários levaram Don’t Start Now, de Dua Lipa (e coreografada por Manu Gavassi) ao top 3 das músicas mais adicionadas às bios do app.

Saudade do que a gente não viveu

Se nos primeiros meses de quarentena a coisa toda foi levada como uma oportunidade de ser mais produtivo e criar novos hobbies, depois de um tempo a “bad” bateu. Em julho, o termo saudade foi usado o dobro de vezes em comparação a janeiro. Em agosto, então, a palavra foi usada 10 vezes (!) mais do que nos primeiros meses do ano.

“Claro posicionamento político”

Apesar de ser um ambiente descontraído, os usuários do Tinder não abrem mão de posicionamento político na hora de dar matches. Em relação a 2019, as menções ao termo “voto” dobraram em 2020. Além disso, o termo “feminista” se manteve em alta ao longo de todo ano, com destaque em maio, e os emojis de resistência da luta antirascista, com os punhos negros cerrados, foram usados quatro vezes mais.

Tentando entender o que está acontecendo

É sabido que, fazendo um retrospecto ao fim do ano, o sentimento da maioria das pessoas em relação a 2020 é: “Que?”. E isso interferiu diretamente no emoji mais usado no Tinder durante este ano, que foi o encolher de ombros. Justo, certo?

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?