Maísa, Lívia, Sheherazade, Cabrini… Crise assola SBT e emissora demite estrelas

Nessa quarta-feira (7/10), a emissora de Silvio Santos demitiu Leão Lobo, Lívia Andrade e Mamma Bruschetta

atualizado 08/10/2020 15:22

Reprodução

Vai sobrar alguém para apagar a luz no SBT? Desde setembro, a emissora vem enxugando o seu quadro de funcionários por conta da grave crise financeira que o Grupo Silvio Santos enfrenta. Nesta quarta-feira (7/10), foi anunciado que Leão Lobo, Lívia Andrade e Mamma Bruschetta tiveram seus contratos interrompidos. Mas outras estrelas da casa também foram dispensadas recentemente.

No último sábado (03/10), Maísa Silva anunciou que deixaria o SBT após 13 anos. Larissa Manoela, outra cria da casa, já havia encerrado seu contrato no final do ano passado, antes da atual crise. O jornalismo da emissora também perdeu nomes importantes de seu quadro recentemente, como Roberto Cabrini e Rachel Sheherazade, que foi contratada pelo Metrópoles.

Os apresentadores do Esquadrão da Moda, Arlindo Grund e Isabella Fiorentino, também foram vítimas do corte de custo, já que a volta do programa foi adiada para “depois da vacina contra o Covid-19”. O elenco de As Aventuras de Poliana, que estava reservado para voltar a gravar a nova fase da novela, Poliana Moça, também foi dispensado, já que ainda não há previsão de retorno.

Nos bastidores, o clima não é diferente. As produções dos programas de Raul Gil e de Patrícia Abravanel foram demitidas, mas os apresentadores seguem contratados. O Bom Dia & Cia também está suspenso. É possível que até 500 funcionários da emissora sejam mandados embora até o fim do ano. Enquanto isso, o SBT exibe apenas reprises dos programas.

0

O principal motivo para a crise financeira da emissora é a pandemia do Covid-19. O SBT dá férias coletivas aos funcionários no início do ano e já tem o hábito de transmitir apenas conteúdos repetidos nessa época. Com o isolamento social, a emissora não conseguiu voltar a produzir programas inéditos. Além disso, o canal também não investiu no jornalismo quando o público estava sedento por informações sobre o coronavírus.

O alto investimento do SBT ao comprar os direitos de transmissão exclusiva da Taça Libertadores da América é mais um dos fatores para o rombo nos caixas. A emissora desembolsou R$ 316 milhões pela competição e não vem tendo o retorno esperado. Afinal, como o canal não tem tradição em transmitir campeonatos de futebol, seu público não tem interesse por isso.

Silvio Santos completa 90 anos em 12 de dezembro. Já em 19 de agosto de 2021, o SBT chegará aos 40 anos. É uma pena que o clima na emissora esteja tão ruim em uma época que deveria ser de comemorações. Até mesmo a Live dos Pontinhos, que costuma ser exibida às quartas-feiras nas páginas do Programa Silvio Santos do YouTube e do Facebook, foi cancelada.

Últimas notícias