metropoles.com

Saúde do DF retoma trabalho presencial, mas mantém grupo de risco em casa

Retomada das atividades começou nesta segunda-feira (5/10) e exclui profissionais com comorbidades e com idade superior a 60 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Secretaria de Saúde
1 de 1 Secretaria de Saúde - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (5/10), a retomada do trabalho presencial dos servidores que até então estavam em teletrabalho. A exceção serve apenas para profissionais diagnosticados com alguma comorbidade, risco para o novo coronavírus (obesidade, diabetes, hipertensão, por exemplo), e também para gestantes e pessoas acima de 60 anos.

A revogação da portaria que autorizava o teletrabalho durante a pandemia da Covid-19 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

“Os critérios para esta decisão foram tomados a partir das informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Medicina do Trabalho. Algumas exceções foram estabelecidas para pessoas que trabalham diretamente na assistência e que possuem fatores de risco no contato com os pacientes no dia a dia”, esclareceu o secretário da Saúde, Osnei Okumoto.

O titular da pasta também explicou que essas são medidas fundamentais para, aos poucos, retomar o funcionamento normal dos serviços da rede pública de saúde, no momento em que o DF registra queda nos números de novos casos e de óbitos por Covid-19.

“Garantimos, através disso, uma melhor assistência à população do DF e ao mesmo tempo estamos trabalhando para que, até dezembro, saia a nossa portaria instituindo teletrabalho regular conforme o decreto do governador Ibaneis”, informou.

Quanto aos servidores que se enquadram no grupo de risco, a orientação é para que apresentem um novo requerimento aos núcleos de medicina do trabalho, com detalhamento do plano de trabalho e a validação da chefia imediata para avaliação e emissão de novo parecer.  Estão fora dessa obrigatoriedade servidores do Complexo Regulador e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Teletrabalho

O teletrabalho foi instituído em todo o serviço público do Distrito Federal em 17 de março de 2020, por meio de decreto do governador Ibaneis Rocha, como parte da prevenção ao contágio do novo coronavírus. Um dos motivos apontados pelo GDF foi evitar a aglomeração de pessoas nos ambientes de trabalho, possibilitando realizar as atividades de trabalho em casa, desde que houvesse a disponibilidade da tecnologia necessária para exercer as funções pré-determinadas sem prejudicar o atendimento ao público.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?