Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Presidente da CPI do Feminicídio cobra Delegacia da Mulher em Planaltina

Deputado Cláudio Abrantes apresentou indicação para que novo posto atenda todos os casos de Maria da Penha registrados na região Norte do DF

atualizado 17/06/2020 23:34

Felipe Menezes/Metrópoles

Presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga os casos de feminicídios registrados no Distrito Federal, o deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) solicitou, nesta quarta-feira (17/06), que o Governo do Distrito Federal (GDF) autorize a instalação de uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) em Planaltina.

Por meio de uma indicação apresentada em plenário, o parlamentar justificou que a medida beneficiará possíveis vítimas do crime e que atualmente não dispõem de uma unidade policial de referência para acolhimento especializado.

“É inadmissível que ainda exista violência contra a mulher no seio da nossa sociedade. E a chegada de uma Deam em Planaltina é uma resposta positiva às famílias, uma sinalização de que nossas mulheres não estão sozinhas, de que estamos todos de olho na impunidade”, destacou.

Além de Planaltina, a nova Deam atenderá mulheres de todas as idades moradoras da região norte do Distrito Federal, como Sobradinho e Sobradinho II.

Amparo

Policial civil de carreira, Abrantes já realizou diversas visitas a órgãos de amparo à mulher, por conta dos trabalhos da CPI do Feminicídio. Além de promover a execução da punição aos agressores, a Deam também tem como finalidades amparar as vítimas, esclarecendo sobre seus direitos, estimulando as denúncias das agressões, executando as medidas protetivas expedidas pela Justiça, além de realizar estudos para identificar o perfil dos ofensores.

Agora, a indicação passará pela Casa antes de ser enviada ao governador Ibaneis Rocha. A implantação da Deam ocorrerá por ação da Polícia Civil do Distrito Federal. “Conto com o apoio dos meus pares, do governador Ibaneis Rocha e com o diretor-geral da PCDF, dr. Robson Cândido, para que possamos promover esse avanço”, finalizou Claudio Abrantes.

Nesta semana, foi inaugurada a Deam II em Ceilândia, nas dependências da 15ª DP (QNM 2, Centro).

0

Últimas notícias