Novo presidente do MDB quer ajuda de Ibaneis para renovação do partido

Baleia Rossi, que será oficializado comandante da legenda neste domingo, comentou o papel do governador do DF na reestruturação da sigla

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 06/10/2019 10:33

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, caminhará ao lado de Baleia Rossi nas mudanças dentro do MDB, legenda que tenta contornar o desgaste acumulado nos últimos anos devido ao envolvimento em escândalos como a Lava Jato. O deputado federal, que será oficializado como presidente do partido neste domingo (06/10/2019), na Convenção Nacional, afirmou ao Metrópoles que Ibaneis tem sido nome-chave na unificação do Movimento Democrático Brasileiro.

“Ibaneis se dispôs a percorrer o Brasil ao nosso lado para levar a experiência dele em gestão pública. É um jovem governador que se destaca pela gestão. Ele será muito importante neste movimento de renovação, de busca por novas bandeiras”, frisou o parlamentar.  Ambos estarão na Convenção Nacional marcada para este domingo.

Com a proposta de reposicionar a sigla no tabuleiro político, caminhar para o Centro e escapar da polarização PT x Bolsonaro, Baleia também terá como bandeira a reforma tributária, além de investir nas campanhas para área social e geração de empregos.

Dirigente da legenda no DF, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, também terá papel de destaque nas costuras do partido. O distrital acredita que o novo comandante da legenda conseguirá fazer a sigla crescer.

Para o distrital, “Baleia Rossi tem experiência e disposição para fazer o que o MDB precisa”. E enfatizou: “Vamos ajudá-lo aqui no DF neste momento de oxigenação. Havia um pensamento de que o partido seria dividido, mas trabalhamos para a união em todos os estados, uma união de parlamentares, senadores e prefeitos, uma grande aliança”.

“Precisamos procurar o protagonismo que o MDB já teve no passado. É uma sigla com história de 53 anos. O MDB apoiou a reforma da Previdência e agora vamos batalhar pela reforma tributária”, completou Prudente.

O Diretório Nacional do MDB tem 119 titulares, sendo que o DF possui apenas três representantes: Ibaneis Rocha, Rafael Prudente e o ex-vice-governador do DF Tadeu Filippelli.

No Distrito Federal, o MDB perdeu representatividade no parlamento nas eleições de 2018. Hoje, a sigla não tem deputados federais nem senadores eleitos pela capital da República. Na Câmara Legislativa, são apenas dois: Hermeto e Rafael Prudente.

SOBRE OS AUTORES
Manoela Alcântara

Formada em jornalismo pelo Icesp. Trabalhou na Voz do Brasil, no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Ganhadora de dois prêmios Sebrae de Jornalismo Econômico, uma das vencedoras do 1º Prêmio Polícia Federal de Jornalismo, jornalista destaque da Universidade de Brasília (UnB) por três vezes consecutivas. Repórter de Política local do Metrópoles desde 2015.

Gabriela Vinhal

Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2013. Trabalhou no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense, onde publicou reportagens sobre direitos humanos, nas editorias de Esporte, Política e Brasil para o impresso. Cobriu as eleições de 2018 e a posse presidencial. Repórter do Metrópoles desde maio de 2019.

Últimas notícias