metropoles.com

Médicos suspeitam que problema cardíaco genético causou AVC em Alírio

O diretor-geral do Detran-DF está internado no Hospital Sírio-Libanês há mais de uma semana, após passar mal na noite de 1º de junho

atualizado

Compartilhar notícia

CLDF/Divulgação
Alírio Neto
1 de 1 Alírio Neto - Foto: CLDF/Divulgação

A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês de Brasília suspeita que o acidente vascular cerebral (AVC) sofrido pelo ex-deputado distrital Alírio Neto tenha sido causado por um problema genético no coração. O atual diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está internado na unidade desde a noite de 1º de junho, após passar mal.

Nota divulgada pela assessoria do gestor nesta segunda-feira (10/06/2019) diz que exames apontaram possível “forame oval patente”, um orifício que comunica o lado direito com o lado esquerdo do coração. Os médicos pretendem confirmar a causa após novos procedimentos.

A assessoria afirmou que o problema pode ter sido gerado ainda na gravidez. “Na gestação, essa comunicação possibilita que o feto receba o sangue oxigenado da mãe, uma vez que os pulmões ainda não funcionam. Logo depois do nascimento, o forame oval se fecha naturalmente, mas em uma minoria de pessoas esse fechamento não acontece.”

Segundo o boletim, a abertura não costuma gerar sintomas ou outras limitações. “Entretanto, em alguns casos, pode causar a passagem de coágulos de sangue do lado direito para o lado esquerdo, acarretando problemas como, por exemplo, o AVC”, explicou.

Caso seja confirmado, o problema poderá ser resolvido por meio de cirurgia similar ao cateterismo. Não há previsão para a alta médica de Alírio Neto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?