Integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública do Congresso Nacional, os deputados federais Alberto Fraga (DEM-DF) e Laerte Bessa (PR-DF) trocaram empurrões no plenário da Câmara durante a sessão desta segunda-feira (12/11). Os ânimos se alteraram após o democrata criticar, da tribuna da Casa, a decisão do governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), de extinguir a Casa Militar do DF e criar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para ser ocupado por Bessa. “Ideia de jumento“, afirmou Fraga.
Sem pensar duas vezes, Bessa pediu a palavra ao presidente da sessão e atacou o companheiro da bancada da bala. Na tribuna, o ex-diretor da Polícia Civil do DF lembrou da recente condenação sofrida pelo colega democrata e criticou os ataques ao futuro governador. “Estou indignado por um cidadão, com essa qualificação, vir aqui falar de uma pessoa digna como o governador Ibaneis. E que ele venha rebater”, disse Bessa.
Com direito de resposta autorizado pela Mesa, Fraga aproveitou para lembrar da traição sofrida pelo representante da PCDF durante a campanha eleitoral. “Não vou entrar no mérito, porque acho que o deputado já é conhecido na Casa pelo seu tresloucamento e pela truculência. Ele fazia parte da nossa coligação, que realmente essa questão de apoiar um candidato da outra coligação, quem tem de explicar é ele”, registrou Fraga, pouco antes de ser empurrado por Bessa.
Os dois passam a trocar empurrões e agressões verbais, enquanto os colegas de plenário solicitavam a suspensão da sessão ordinária.
Veja os vídeos:
Redes sociais
O assunto acabou sendo repercutido também no Twitter. Pela rede social, os usuários comentaram o clima tenso entre os dois deputados.
Veja algumas publicações:
Clima tenso na câmara dos deputados hoje. O deputado @alberto_fraga atacou o governador eleito Ibaneis e o deputado @laerte_bessa veio na defesa.
— Fernando Fidelis (@FernandoFidelis) 12 de novembro de 2018
Laerte Bessa e Alberto Fraga saíram na mão no plenário da Câmara. Ainda vai sair bala entre esses dois, que provavelmente estão armados. Esse é o nível da turma que elegeu Bolsonaro e que defende um libera geral pra armas… pic.twitter.com/HZ5EE2ueJE
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) 12 de novembro de 2018
Briga agora entre Laerte bessa e Alberto Fraga no Congresso por conta do governador do DF Ibaneis. E eu nem sabia que a bancada da bala brigava entre sí kkkk
— Jiraya da Resistência e da luta (@ViniciusN1kolod) 12 de novembro de 2018
Fraga e Bessa saindo na porrada aqui no Plenário pic.twitter.com/i22jJQNErp
— problematizador do pica-pau (@higorfaria) 12 de novembro de 2018
O plenário da Câmara virando ringue entre os deputados Fraga e Laerte Bessa.
— Jackson Raymundo (@jacksonraymundo) 12 de novembro de 2018
Procurado pelo Metrópoles, Fraga ironizou o episódio: “Deve estar querendo emprego”, disse o democrata, sobre Bessa. O colega, por sua vez, não atendeu os telefonemas e não retornou aos contatos da reportagem.