metropoles.com

Escândalo dos Panetones: recurso de Arruda deve ser analisado dia 1º

A Justiça local decidirá sobre a revisão da sentença criminal contra o ex-governador, condenado a 3 anos de prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Internet/Reprodução
DurvalArrudaGDE_Reproducao_281109-crop
1 de 1 DurvalArrudaGDE_Reproducao_281109-crop - Foto: Internet/Reprodução

Um dos mais emblemáticos episódios da Operação Caixa de Pandora terá novo capítulo nos próximos dias. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) deve analisar, em 1º de fevereiro, o recurso do ex-governador do DF José Roberto Arruda (PR) para rever a sentença de 3 anos de prisão, 10 meses e 20 dias no caso que ficou conhecido como o Escândalo dos Panetones.

O vídeo do político recebendo uma sacola de dinheiro do delator Durval Barbosa é um ícone do maior escândalo de corrupção no Distrito Federal. Desde que foi engolido pela Pandora, em 2009, o processo dos panetones foi a única condenação criminal do ex-governador. Está na 3ª Turma Criminal.

O ex-governador é acusado de ter falsificado quatro recibos em 2009, com valor total de R$ 90 mil, para justificar doações ilegais recebidas de Barbosa. Na época, Arruda disse que o dinheiro passado por Durval serviria para comprar panetones para famílias carentes.

A defesa de Arruda está confiante. A estratégia será derrubar a tese de que os recibos apresentados à Justiça tenham sido forjados, como alegam os promotores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Até lá, asseguram aliados, Arruda ficará mergulhado com advogados no estudo criterioso do processo. Ou seja: pré-campanha – de quem quer que seja – está fora de cogitação nestes dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?