DF: policiais civis cobram reajuste salarial em protesto na Esplanada

A categoria exibiu faixas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e reforçou o pleito de recomposição das perdas estimadas em 50%

Divulgação/SinpolDivulgação/Sinpol

atualizado 06/10/2019 15:51

Os policiais civis do Distrito Federal foram à Esplanada dos Ministérios, neste domingo (06/10/2019), para cobrar a recomposição salarial da categoria. Durante a cerimônia de troca da bandeira, cerca de 200 servidores, convocados pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), expuseram faixas com dizeres de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e de pedidos de aumento. Eles destacaram que as perdas salariais já ultrapassam 50% do que era o salário no passado, pois não recebem reajuste há 10 anos.

A categoria esperava a presença de Bolsonaro e do governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB) no evento. Por isso, começaram a chegar por volta das 8h da manhã a fim de ficar em um lugar com boa visibilidade para as faixas com as demandas dos policiais.

“O grupo levou diversas faixas com mensagens de apoio a Bolsonaro, não só cumprimentando-o pelo retorno ao trabalho após a mais recente cirurgia realizada e desejando plena recuperação, mas, também, reiterando o apelo para que ele assine a Medida Provisória com a proposta de recomposição salarial apresentada pelo Governo do DF”, informou o Sinpol por meio de nota.

Entretanto, nem Bolsonaro ou Ibaneis compareceram à troca da bandeira. “Mesmo assim, o grupo expôs as faixas à população que acompanhava a solenidade e às autoridades presentes (o vice-governador, Paco Britto, estava entre elas). Em seguida, entoaram o hino nacional e o hino do policial civil do DF”, especifica o documento encaminhado pelo sindicato.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o “Gaúcho”, considerou o movimento como positivo e lembrou que o prazo estipulado para que a MP avance no Governo Federal coincide com a aprovação da Reforma da Previdência. “O prazo para o reajuste está perto de acabar, uma vez que a PEC já cumpre o rito no Senado Federal”, ressaltou.

“Este é o marco da retomada das nossas mobilizações em defesa da nossa recomposição salarial. O número de policiais civis que compareceu foi excelente. Precisamos continuar unidos para as próximas mobilizações e atentos ao nosso pleito”, afirmou. Veja fotos da manifestação:

 

SOBRE O AUTOR
Manoela Alcântara

Formada em jornalismo pelo Icesp. Trabalhou na Voz do Brasil, no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Ganhadora de dois prêmios Sebrae de Jornalismo Econômico, uma das vencedoras do 1º Prêmio Polícia Federal de Jornalismo, jornalista destaque da Universidade de Brasília (UnB) por três vezes consecutivas. Repórter de Política local do Metrópoles desde 2015.

Últimas notícias