DF: policiais civis cobram reajuste salarial em protesto na Esplanada

A categoria exibiu faixas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e reforçou o pleito de recomposição das perdas estimadas em 50%

Divulgação/Sinpol

atualizado 06/10/2019 15:51

Os policiais civis do Distrito Federal foram à Esplanada dos Ministérios, neste domingo (06/10/2019), para cobrar a recomposição salarial da categoria. Durante a cerimônia de troca da bandeira, cerca de 200 servidores, convocados pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), expuseram faixas com dizeres de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e de pedidos de aumento. Eles destacaram que as perdas salariais já ultrapassam 50% do que era o salário no passado, pois não recebem reajuste há 10 anos.

A categoria esperava a presença de Bolsonaro e do governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB) no evento. Por isso, começaram a chegar por volta das 8h da manhã a fim de ficar em um lugar com boa visibilidade para as faixas com as demandas dos policiais.

“O grupo levou diversas faixas com mensagens de apoio a Bolsonaro, não só cumprimentando-o pelo retorno ao trabalho após a mais recente cirurgia realizada e desejando plena recuperação, mas, também, reiterando o apelo para que ele assine a Medida Provisória com a proposta de recomposição salarial apresentada pelo Governo do DF”, informou o Sinpol por meio de nota.

Entretanto, nem Bolsonaro ou Ibaneis compareceram à troca da bandeira. “Mesmo assim, o grupo expôs as faixas à população que acompanhava a solenidade e às autoridades presentes (o vice-governador, Paco Britto, estava entre elas). Em seguida, entoaram o hino nacional e o hino do policial civil do DF”, especifica o documento encaminhado pelo sindicato.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o “Gaúcho”, considerou o movimento como positivo e lembrou que o prazo estipulado para que a MP avance no Governo Federal coincide com a aprovação da Reforma da Previdência. “O prazo para o reajuste está perto de acabar, uma vez que a PEC já cumpre o rito no Senado Federal”, ressaltou.

“Este é o marco da retomada das nossas mobilizações em defesa da nossa recomposição salarial. O número de policiais civis que compareceu foi excelente. Precisamos continuar unidos para as próximas mobilizações e atentos ao nosso pleito”, afirmou. Veja fotos da manifestação:

0

 

Últimas notícias