metropoles.com

Dia do Chocolate: confeiteiras compartilham receitas e experiências

Chocolatiers brasilienses

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 01/03/2016Aprenda a Fazer Sobremesa surpresa com a LabecaLocal: Loja Labecca, Comercio Local Qi 13 Foto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 01/03/2016Aprenda a Fazer Sobremesa surpresa com a LabecaLocal: Loja Labecca, Comercio Local Qi 13 Foto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O doce mais cobiçado de todo o planeta celebra, neste sábado (7/7), seu dia mundial. Em comemoração a esta data especial, o Metrópoles convidou badaladas chocolatiers de Brasília a compartilharem suas memórias afetivas relacionadas ao doce e as receitas mais marcantes que envolvem a delícia de cacau.

Aos 33 anos, a chocolatier Thaís Marega faz do chocolate a tela para suas obras de arte e o resultado são bombons com pegada artsy. Formada em Gastronomia, ela afirma que sua base favorita para criar é o chocolate ao leite. “A maioria dos chefs ama o chocolate amargo, mas me considero “viciada” no ao leite da Callebaut. Entre seus doces, o sucesso absoluto é o brownie, do qual ela compartilha a receita.

 

Arquivo Pessoal
Receita do brownie a la Marega – Ingredientes • 4 ovos • 300g de açúcar • 1 pitada de sal • 200g de farinha de trigo • 20g de cacau em pó • 250 g de chocolate amargo derretido • 250g de manteiga sem sal derretida • Nozes picadas a gosto – Modo de Preparo: Na batedeira, coloque os ovos com o açúcar e o sal. Bata de 5 a 8 minutos. Depois, acrescente a farinha e o cacau. Misture manualmente, adicione o chocolate e a manteiga e mexa bem até obter uma massa espessa e homogênea. Forre uma assadeira com papel manteiga e verta a massa do brownie nessa assadeira, dispondo as nozes picadas por cima. Asse em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos. Deixe descansar e sirva

 

As irmãs Labecca, Amanda, Fernanda e Flávia, compõem o tripé por trás do bem sucedido Labecca Café. Apaixonada por chocolate, Flávia explica que o doce remete à sua infância e ela acredita que saborear uma excelente barra ao leite é uma das experiências mais especiais que a vida pode oferecer.

A ligação com os doces é antiga. Aos 15 anos, decidiu vender cupcakes na escola para arrecadar fundos e fazer uma viagem na qual iria conhecer o Papa. Já adulta e com o café em funcionamento, recorda que uma cliente a pediu para fazer bolo e doces para celebrar o aniversário de um ano do filho. “Fizemos a encomenda, mas na hora da entrega descobrimos o real propósito. Tudo foi enviado para uma instituição que assiste crianças carentes. Fiquei comovida ao entender que se tratava de uma mãe que comemorava a data mesmo após perder o filho”.

Em homenagem ao Dia Mundial do Chocolate, a expert compartilha sua receita favorita:

 

Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles
Brigadeiro da Labecca – Ingredientes • 200gr de chocolate ao leite de boa qualidade • 1 lata leite condensado • 1 caixa de creme de leite • 50gr de manteiga extra sem sal • splits de chocolate – Modo de Preparo: Leve todos os ingredientes a uma panela, de preferência média de fundo grosso. Ainda com o fogo desligado, misture bem. Leve a panela ao fogo brando (o mais baixo que conseguir no seu fogão) e mexa sem parar até o final. Deixe descansar e enrole ou sirva em copinhos.

 

A confeiteira Maria Fátima Ferreira de Morais é uma das pioneiras do ramo em Brasília. Somando 30 anos de dedicação aos doces, ela possui duas graduações: em Gastronomia e em Administração de Empresas. Em seu ateliê, na Asa Norte, apresenta a sua especialidade: bombons clássicos e finos e bolos para as mais diversas celebrações.

“Eu adoro chocolates nobres e de boa qualidade, e trabalho com produtos 100% artesanais”, garante ela que, na dúvida entre o ao leite o amargo, aposta no blend entre os dois. “Tenho investido muito na linha de produtos à base de chocolate 70%”, compartilha.

Nas suas memórias mais especiais, está o bolo de chocolate com coco, receita aprendida aos 15 anos como herança de sua mãe, uma cozinheira de mão cheia, como ela descreve. Na época, a família não tinha itens como batedeira, e o preparo era todo feito à mão. “Como não tínhamos acesso ao cacau refinado, nossa calda de cobertura era feita a partir de achocolatado. Eu confesso: até hoje me lembro do sabor e do aroma, e essa memória me traz muitas saudades de minha mãe”, conta, emocionada.

A receita foi aprimorada ao passar dos anos. Delicie-se:

 

Arquivo Pessoal
Bolo de chocolate com coco da Maria Fátima – Ingredientes • 2 colheres (sopa) bem cheias de margarina • 2 xícaras (chá) de açúcar • 4 ovos inteiros • 2 xícaras (chá) farinha de trigo • 1 xícara (chá) de cacau / sugerido o 70% • 1 colher (sopa) fermento em pó • 1 xícara (chá) de leite • 200 g de coco em flocos – Ingredientes para cobertura – • 200gr de chocolate em barra meio amargo • 1 caixa de leite condensado – Modo de Preparo: Bata a margarina com o açúcar até ficar cremosa. depois acrescente as gemas, uma a uma, batendo até obter um creme fofo. Peneire sobre o creme de margarina as gemas, a farinha de trigo, o chocolate e o fermento alternando com o leite. Misture tudo com uma colher de pau formando assim uma massa homogênea. Por último, bata as claras em neve e incorpore delicadamente a massa. Unte e enfarinhe uma forma redonda (24cm) e asse em forno moderado por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito no centro da massa, ele saia limpo. Enquanto isso prepare o recheio. Para o preparo da cobertura: misture o cacau em banho-maria com o leite condensado até derreter perfeitamente.

Dois são os amores de Isabella Paiva Ramos: chocolates e Paris. Aos 34 anos, a pós-graduada em Direito é o nome por trás da marca A Torta Parisiense, celebrada nas redes sociais e residências mais refinadas de Brasília. A torta, com receita aprendida por Isabella em suas muitas viagens à capital francesa, é arrematada por uma folha de ouro, trazendo sofisticação ímpar a sua iguaria, cuja receita é feita a partir de chocolate amargo.

“A melhor receita com chocolate que aprendi na vida e a da torta que realiza meus sonhos todos os dias”, garante ela. Ela convida o Metrópoles a experimentar sua segunda receita favorita, um aconchegante chocolate quente de chocolate branco com Frangélico:

 

Arquivo Pessoal
Chocolate quente de chocolate branco com Frangélico – Ingredientes • 2 porções grandes ou 4 pequenas de chocolate meio-amargo. (A chef recomenda os do Pierre Marcolini e da Valrhona). Modo de Preparo: Aqueça o leite (300 ml) até quase ferver, deixe esfriar um pouco e adicione o chocolate branco (135 gramas). Deixe descansar por 3 minutos, mexendo até o chocolate derreter. Adicione extrato de baunilha (1 col. de chá) e bata tudo com um batedor de arame (de preferência com o mixer) até ficar com uma espuma espessa. Adicione 1 dose de Frangélico ou whisky e misture. Sirva o conteúdo nas canecas e polvilhe com canela.

 

 

 

Voilá!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?