*
 
 

O doce mais cobiçado de todo o planeta celebra, neste sábado (7/7), seu dia mundial. Em comemoração a esta data especial, o Metrópoles convidou badaladas chocolatiers de Brasília a compartilharem suas memórias afetivas relacionadas ao doce e as receitas mais marcantes que envolvem a delícia de cacau.

Aos 33 anos, a chocolatier Thaís Marega faz do chocolate a tela para suas obras de arte e o resultado são bombons com pegada artsy. Formada em Gastronomia, ela afirma que sua base favorita para criar é o chocolate ao leite. “A maioria dos chefs ama o chocolate amargo, mas me considero “viciada” no ao leite da Callebaut. Entre seus doces, o sucesso absoluto é o brownie, do qual ela compartilha a receita.

 

Arquivo Pessoal

Receita do brownie a la Marega – Ingredientes • 4 ovos • 300g de açúcar • 1 pitada de sal • 200g de farinha de trigo • 20g de cacau em pó • 250 g de chocolate amargo derretido • 250g de manteiga sem sal derretida • Nozes picadas a gosto – Modo de Preparo: Na batedeira, coloque os ovos com o açúcar e o sal. Bata de 5 a 8 minutos. Depois, acrescente a farinha e o cacau. Misture manualmente, adicione o chocolate e a manteiga e mexa bem até obter uma massa espessa e homogênea. Forre uma assadeira com papel manteiga e verta a massa do brownie nessa assadeira, dispondo as nozes picadas por cima. Asse em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos. Deixe descansar e sirva

 

As irmãs Labecca, Amanda, Fernanda e Flávia, compõem o tripé por trás do bem sucedido Labecca Café. Apaixonada por chocolate, Flávia explica que o doce remete à sua infância e ela acredita que saborear uma excelente barra ao leite é uma das experiências mais especiais que a vida pode oferecer.

A ligação com os doces é antiga. Aos 15 anos, decidiu vender cupcakes na escola para arrecadar fundos e fazer uma viagem na qual iria conhecer o Papa. Já adulta e com o café em funcionamento, recorda que uma cliente a pediu para fazer bolo e doces para celebrar o aniversário de um ano do filho. “Fizemos a encomenda, mas na hora da entrega descobrimos o real propósito. Tudo foi enviado para uma instituição que assiste crianças carentes. Fiquei comovida ao entender que se tratava de uma mãe que comemorava a data mesmo após perder o filho”.

Em homenagem ao Dia Mundial do Chocolate, a expert compartilha sua receita favorita:

 

Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles

Brigadeiro da Labecca – Ingredientes • 200gr de chocolate ao leite de boa qualidade • 1 lata leite condensado • 1 caixa de creme de leite • 50gr de manteiga extra sem sal • splits de chocolate – Modo de Preparo: Leve todos os ingredientes a uma panela, de preferência média de fundo grosso. Ainda com o fogo desligado, misture bem. Leve a panela ao fogo brando (o mais baixo que conseguir no seu fogão) e mexa sem parar até o final. Deixe descansar e enrole ou sirva em copinhos.

 

A confeiteira Maria Fátima Ferreira de Morais é uma das pioneiras do ramo em Brasília. Somando 30 anos de dedicação aos doces, ela possui duas graduações: em Gastronomia e em Administração de Empresas. Em seu ateliê, na Asa Norte, apresenta a sua especialidade: bombons clássicos e finos e bolos para as mais diversas celebrações.

“Eu adoro chocolates nobres e de boa qualidade, e trabalho com produtos 100% artesanais”, garante ela que, na dúvida entre o ao leite o amargo, aposta no blend entre os dois. “Tenho investido muito na linha de produtos à base de chocolate 70%”, compartilha.

Nas suas memórias mais especiais, está o bolo de chocolate com coco, receita aprendida aos 15 anos como herança de sua mãe, uma cozinheira de mão cheia, como ela descreve. Na época, a família não tinha itens como batedeira, e o preparo era todo feito à mão. “Como não tínhamos acesso ao cacau refinado, nossa calda de cobertura era feita a partir de achocolatado. Eu confesso: até hoje me lembro do sabor e do aroma, e essa memória me traz muitas saudades de minha mãe”, conta, emocionada.

A receita foi aprimorada ao passar dos anos. Delicie-se:

 

Arquivo Pessoal

Bolo de chocolate com coco da Maria Fátima – Ingredientes • 2 colheres (sopa) bem cheias de margarina • 2 xícaras (chá) de açúcar • 4 ovos inteiros • 2 xícaras (chá) farinha de trigo • 1 xícara (chá) de cacau / sugerido o 70% • 1 colher (sopa) fermento em pó • 1 xícara (chá) de leite • 200 g de coco em flocos – Ingredientes para cobertura – • 200gr de chocolate em barra meio amargo • 1 caixa de leite condensado – Modo de Preparo: Bata a margarina com o açúcar até ficar cremosa. depois acrescente as gemas, uma a uma, batendo até obter um creme fofo. Peneire sobre o creme de margarina as gemas, a farinha de trigo, o chocolate e o fermento alternando com o leite. Misture tudo com uma colher de pau formando assim uma massa homogênea. Por último, bata as claras em neve e incorpore delicadamente a massa. Unte e enfarinhe uma forma redonda (24cm) e asse em forno moderado por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito no centro da massa, ele saia limpo. Enquanto isso prepare o recheio. Para o preparo da cobertura: misture o cacau em banho-maria com o leite condensado até derreter perfeitamente.

Dois são os amores de Isabella Paiva Ramos: chocolates e Paris. Aos 34 anos, a pós-graduada em Direito é o nome por trás da marca A Torta Parisiense, celebrada nas redes sociais e residências mais refinadas de Brasília. A torta, com receita aprendida por Isabella em suas muitas viagens à capital francesa, é arrematada por uma folha de ouro, trazendo sofisticação ímpar a sua iguaria, cuja receita é feita a partir de chocolate amargo.

“A melhor receita com chocolate que aprendi na vida e a da torta que realiza meus sonhos todos os dias”, garante ela. Ela convida o Metrópoles a experimentar sua segunda receita favorita, um aconchegante chocolate quente de chocolate branco com Frangélico:

 

Arquivo Pessoal

Chocolate quente de chocolate branco com Frangélico – Ingredientes • 2 porções grandes ou 4 pequenas de chocolate meio-amargo. (A chef recomenda os do Pierre Marcolini e da Valrhona). Modo de Preparo: Aqueça o leite (300 ml) até quase ferver, deixe esfriar um pouco e adicione o chocolate branco (135 gramas). Deixe descansar por 3 minutos, mexendo até o chocolate derreter. Adicione extrato de baunilha (1 col. de chá) e bata tudo com um batedor de arame (de preferência com o mixer) até ficar com uma espuma espessa. Adicione 1 dose de Frangélico ou whisky e misture. Sirva o conteúdo nas canecas e polvilhe com canela.

 

 

 

Voilá!



 


docessociedadedia do chocolate