*
 
 

As grandes grifes se conectam com os clientes de diferentes formas. Campanhas, ações e desfiles transmitem experiências diversas, que vão muito além de roupas, sapatos e acessórios. Para que os fãs mergulhem nesse universo, algumas marcas estão investindo em um novo formato: podcasts.

Apesar de serem populares na forma de longos áudios, eles vão além disso, como explica a professora Ana Carolina Kalume Maranhão, do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB). “O podcast é uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e imagem na internet. Uma tecnologia que ficou altamente atraente para a sociedade e muito usada, inclusive, como recurso educacional”, define.

Uma das principais vantagens é também uma das características mais importantes. “Algumas pessoas colocam podcast como similar a um programa de rádio, mas a questão primordial é ser um conteúdo sob demanda, no qual o usuário pode ouvir o que ele quiser, quando quiser”, acrescenta a especialista.

A ideia já dominou lojas como Saks, Sephora e Barneys New York. Agora, é a vez de marcas como Chanel, Gucci, Maison Margiela e Hermès contarem suas histórias por meio desse formato, que tem conquistado o mercado de moda e beleza. Para as labels, é uma forma de investir no storytelling e apresentar os bastidores do setor de luxo ao público mais leal.

Vem comigo!

Acessível e prático, o formato já entrou no cotidiano de muitos internautas. Segundo dados de 2018 do site Edison Research, 48 milhões de norte-americanos consomem podcasts em áudio, semanalmente, de assuntos variados. Grande parte escuta em casa por meio de aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

Para a professora, a popularidade é resultado de diversos fatores. “A questão é bastante democrática, porque qualquer usuário da internet pode criar um podcast, assim como acessá-lo”, comenta. “Permite aprendizagem, entretenimento e os temas são os mais abrangentes possíveis. As pessoas têm utilizado quando estão cozinhando, correndo, fazendo uma série de outras coisas”, completa.

O desenvolvimento tecnológico alterou as rotinas produtivas e trouxe formatos multimídia e multiplataforma. “Dentro da indústria de produção de conteúdo, ele é um arquivo digital transmitido por meio da web e o conteúdo pode ser variado”, ressalta. Para a professora, o formato é muito interessante dentro da visualidade do mundo da moda.

Edward Berthelot/Getty Images

O desenvolvimento tecnológico alterou as rotinas produtivas e trouxe formatos multimídia e multiplataforma

 

Confira o que as grifes estão aprontando:

3.55, da Chanel (em áudio)
Uma das marcas francesas mais famosas e tradicionais, a Chanel introduziu a novidade em 2017. O título 3.55 é uma referência ao nome da icônica bolsa com matelassê e alças de corrente, a 2.55, uma das mais famosas do mundo. O primeiro número é uma referência ao mês de lançamento (fevereiro), e o segundo, ao ano (1955).

A primeira série do programa foi gravada dias antes do fechamento da loja na Colette, em Paris. A jornalista Daphné Hézard conduziu o trabalho. O cantor e produtor Pharrell Williams foi um dos convidados.

Já em Handbag Stories, Karl Lagerfeld convidou 10 personalidades fashionistas para um diálogo sobre as bolsas icônicas da label. Entre elas, a escritora Amanda Harlech e a modelo Stella Tennant. Na conversa, elas falaram também sobre códigos da grife e estilo. Em Chanel at the Opera, conversou com dançarinos e performers sobre criatividade.

Recentemente, a grife lançou uma nova série que inclui uma das últimas entrevistas de Lagerfeld, gravada logo após o desfile de Métiers d’Art (pre-fall 2019), em Nova York, no fim de 2018. O jornalista Tyler Brûlé conduziu o bate-papo. Tudo está disponível de forma gratuita no site oficial e no Apple Podcasts, em inglês e francês.

Getty Images

A Chanel é uma das marcas de luxo que estão investindo em podcasts

 

Edward Berthelot/Getty Images

A icônica bolsa 2.55 inspirou o podcast da Chanel, chamado 3.55

 

Dia Dipasupil/Getty Images

Episódio recente traz uma das últimas entrevistas de Karl Lagerfeld, gravada após o desfile do pre-fall 2019, em Nova York

 

Getty Images

Karl Lagerfeld com o modelo mirim Hudson Kroenig na Métiers d’Art em Hamburgo

 

The Gucci Podcast, da Gucci (áudio)
Em maio de 2018, a marca italiana criou o podcast com uma série de entrevistas. Os assuntos são os mais diversos: desde a conexão artística entre Alessandro Michele (diretor criativo) e o cantor Elton John até conversas com artistas que já contribuíram com a marca.

Entre eles, a cantora Florence Welch, que falou sobre o lançamento de seu livro de poesia na bookstore da Gucci. O designer Dapper Dan conversou com a editora de moda Anja Cronberg sobre sua parceria com a grife. Músicos e cineastas também compartilharam momentos pessoais no canal, disponível no Soundcloud e no iTunes (em inglês).

Gravados em diferentes locações, os episódios foram pensados para criar uma imagem vívida da história da marca, fundada em 1921, conforme revelou uma fonte ao Business of Fashion.

Glen Luchford/Gucci

O The Gucci Podcast reúne entrevistas com colaboradores do estilista Alessandro Michele, diretor criativo da grife

 

Ian Gavan/Getty Images for Gucci via Getty Images

Em um dos episódios, a cantora Florence Welch falou sobre o lançamento do livro Useless Magic

 

Divulgação/Gucci

Campanha da colaboração de Dapper Dan

 

Dimitrios Kambouris/Getty Images

O estilista norte-americano foi um dos entrevistados no podcast da marca

 

The memory of… with John Galliano, da Maison Margiela (áudio)
A proposta de John Galliano para o podcast da Maison Margiela é parecida com a da Gucci, mas com ênfase nas temporadas de moda. Por meio da série, a ideia do estilista britânico é que os ouvintes tenham uma visão da inspiração e de todo o processo de design por trás das coleções e lançamentos.

No episódio-piloto, ele falou sobre a estreia da linha artesanal masculina, apresentada na Semana de Moda de Paris. Durante os 12 minutos do áudio, reflete sobre o vestuário masculino atual. A estreia foi em junho de 2018.

Você pode acompanhar tudo pelo iTunes ou pelo Acast.

Richard Bord/Getty Images

No podcast da Maison Margiela, John Galliano fala sobre cada coleção

 

Thierry Chesnot/Getty Images

A novidade estreou em junho de 2018

 

Divulgação/Maison Margiela

As coleções de Galliano para a Maison Margiela são irreverentes e criativas

 

Pierre Suu/Getty Images

John Galliano

 

The Faubourg of Dreams, da Hermès (áudio)
Em fevereiro, a Hermès se juntou ao time das marcas que estão investindo nessa ideia. Com The Faubourg of Dreams, a grife francesa conta a história de oito funcionários da loja na 24 Rue de Faubourg Saint-Honoré. Por meio dos relatos, você pode mergulhar nos bastidores de tudo: desde quem cuida das oficinas de couro da marca até os jardins suspensos.

A série tem oito episódios em inglês e nove em francês, disponíveis gratuitamente no site da marca (inglês) e no Apple Podcasts (inglês e francês).

Georges MERILLON/Gamma-Rapho via Getty Images

Foto de 1988 da loja icônica da Hermès na 24 Rue de Faubourg Saint-Honoré

 

Julien Hekimian/Getty Images

A bolsa Birkin é uma das criações mais icônicas da grife

 

Estrop/Getty Images

Look da coleção outono/inverno 2019/20

 

Julien Hekimian/Getty Images

Exterior da loja que inspirou o podcast

 

Dados no Brasil
Em outubro de 2018, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) publicou a quarta edição do PodPesquisa. Ao todo, 22.993 pessoas participaram do questionário on-line, entre ouvintes, produtores (1.405) e não ouvintes (302).

A maior parte dos ouvintes é formada por homens, com 84,1%. O gênero feminino ocupa 15,3%. A maioria tem entre 30 e 39 anos de idade (31,4%) e escuta podcasts há mais de cinco anos (39,7%). A possibilidade de realizar outras atividades enquanto ouve é o principal motivo, além da qualidade, diversidade de conteúdo e a liberdade para ouvir do jeito que quiser.

De acordo com a pesquisa, 92,1% das pessoas escutam podcasts por meio do celular. Mais de 2 mil acompanham pelo menos cinco. Mais da metade (51,1%) ouve todos os dias, enquanto 345 pessoas consomem podcasts relacionados à moda e beleza.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Hebert Madeira



 


modapodcast