Off-White e Louvre lançam coleção inspirada em Leonardo da Vinci

A collab acompanha uma exposição que fica em cartaz no museu até fevereiro de 2020. As peças de roupas já estão disponíveis

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x LouvreThibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre

atualizado 18/12/2019 9:03

Moda e arte caminham lado a lado. Mais uma prova dessa união é a nova parceria de Virgil Abloh. O criador da Off-White se juntou ao Museu do Louvre, em Paris, para lançar uma coleção especial, inspirada nas obras de Leonardo da Vinci (1452-1519). As peças já estão à venda.

Vem comigo saber tudo!

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre

O ano de 2019 marca o aniversário de 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Por isso, o Louvre, que ostenta a maior coleção do mundo das pinturas do artista, preparou uma mostra inédita, considerada a maior retrospectiva já feita até hoje sobre o italiano.

Desde 24 de outubro, quem passa pelo local pode conferir uma compilação de anos de trabalho. São mais de 160 obras, incluindo telas, desenhos, esculturas, manuscritos e objetos.

A iniciativa engloba obras emprestadas de instituições e fundações da Itália, Rússia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Elas se juntaram a trabalhos icônicos que já ficam permanentemente no Louvre: La Belle Ferronnière, Virgem das Rochas, São João Batista, A Virgem e o Menino com Santa Ana e, claro, Mona Lisa.

Também estão presentes novas análises científicas das pinturas e explicações sobre o tratamento de conservação. O objetivo é permitir uma melhor compreensão da prática artística e da técnica desenvolvida por Leonardo da Vinci ao longo da marcante trajetória renascentista.

A mostra ficará aberta até 24 de fevereiro de 2020, no Napoleon Hall. O ingresso deve ser reservado previamente on-line.

Reprodução/Musée du Louvre
La Belle Ferronnière, iniciada em 1490

 

Reprodução/Musée du Louvre
A Virgem e o Menino com Santa Ana (1508 – 1513)

 

Reprodução/Musée du Louvre
São João Batista (1513 – 1516)

 

Reprodução/Musée du Louvre
Virgem das Rochas (1483-1486). Outra versão da obra fica na National Gallery, em Londres

 

Reprodução/Musée du Louvre
Mona Lisa (1503)

 

Com referências nas obras mais famosas de Leonardo da Vinci, a coleção desenvolvida por Virgil Abloh contempla camisetas e moletons. O estilista mesclou estampas pequenas, inspiradas nas pinturas, com o logotipo da Off-White.

“É uma parte crucial do meu trabalho mostrar que qualquer lugar, por mais exclusivo que seja, pode ser acessível a todos. Acredito que Leonardo da Vinci tenha sido o primeiro artista a encarnar essa ideia, e eu também estou tentando”, afirmou Abloh, em comunicado.

A paleta de cores foi dividida em preto e branco. Para divulgar a parceria, os cliques foram feitos pelo fotógrafo Thibaut Grevet, na galeria principal do Louvre.

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre
Arte e moda caminham lado a lado

 

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre
As peças foram fotografadas no Louvre

 

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre
A coleção mistura o DNA street e moderno da Off-White com o conceito artístico de Leonardo da Vinci

 

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre
Obras do italiano estampam os itens com leveza

 

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre
O resultado é interessante e inspirador

 

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre
Os detalhes também aparecem nas costas

 

Thibaut Grevet/Divulgação/Off-White x Louvre
“Colaborar com o Off-White também é uma maneira de alcançarmos um novo público, uma nova maneira de interessá-los no Louvre ”, afirmou Adel Ziane, diretor de Relações Externas do museu

 

A coleção está disponível na boutique do Louvre. As peças são encontradas nas lojas físicas da Off-White de Milão e Paris, além da EM PTY Gallery, em Nova York.

Via e-commerce, os itens também podem ser comprados no site da grife de Virgil Abloh ou na multimarcas Farfetch. Os preços variam entre 260 e 468 euros.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É a colunista de moda do Metrópoles e acompanha a movimentação na indústria fashion nacional e internacional. Além da curadoria de Ilca, o espaço tem a colaboração dos repórteres Rebeca Ligabue, Hebert Madeira, Danillo Costa e Sabrina Pessoa. Após passar por rigoroso processo de pesquisa, apuração e troca de ideias, as matérias são publicadas diariamente às 5h30, às 12h e às 15h. Às terças, quintas e aos domingos, o primeiro texto postado na coluna é uma reportagem especial.

Últimas notícias