NYFW 2020: estilistas injetam diversidade em conselho administrativo

Virgil Abloh e Kerby Jean-Raymond estão entre os stylists nomeados para o time de diretores do colegiado comandado por Tom Ford

Edward Berthelot/Getty Images

atualizado 06/09/2019 19:39

Neste mês, de início de mais uma temporada de semanas de moda internacionais, a Administração do Conselho de Estilistas Norte-Americanos (CFDA) recebeu quatro novos membros: Virgil Abloh, Maria Cornejo, Kerby Jean-Raymond e Carly Cushnie.

Desde que assumiu a presidência do fashion council em março deste anoTom Ford vem implantando mudanças para melhorar a Semana de Moda de Nova York. Além de diminuir o número de dias do evento, as modificações também englobam a própria estrutura interna do colegiado. Os novos integrantes substituíram Kara Ross, Georgina Chapman, Marcus Wainwright e Mimi So.

Vem comigo saber mais!

 

O CFDA reúne os principais designers de moda, joias e acessórios dos Estados Unidos. Hoje, são mais de 500 designers, associados por meio de convite e eleição. Entre eles, Marc Jacobs, Donna Karan, Sander Lak e Rachel Zoe.

Já o Núcleo Administrativo do Conselho é composto por diretores selecionados para comandar a organização, ao lado do charmain e do CEO. No colegiado estão Tracy Reese (vice-presidente), Vera Wang (secretária), Stan Herman (tesoureiro), Stacey Bendet, Dao-Yi Chow, Prabal Gurung, Tommy Hilfiger, Norma Kamali, Michael Kors, Reed Krakoff, Ralph Lauren, Ashley Olsen, Italo Zucchelli e Diane von Furstenberg.

As recentes nomeações fazem parte de uma tentativa de diversificar o grupo. Os designers escolhidos são de diferentes origens e acumulam experiências vastas.

Virgil Abloh

Virgil Abloh, por exemplo, é um dos estilistas mais renomados da atualidade. Hoje, é o atual diretor artístico da linha masculina da Louis Vuitton e também comanda a própria grife, a Off-White. 

Um dos poucos negros em cargos de chefia no segmento, Abloh virou referência de inovação e garantiu um espaço significativo para o streetwear no mercado de luxo. Começou a carreira com um estágio na Fendi. Apesar de usar algumas referências vintage, o norte-americano ficou conhecido por criações modernas, disruptivas e descoladas.

Dominique Charriau/WireImage/via Getty Images
Virgil Abloh é um dos estilistas mais prestigiados do momento

 

Dimitrios Kambouris/Getty Images
No CFDA Awards deste ano, ele foi indicado nas categorias de estilista de moda masculina e designer de acessórios

 

Pascal Le Segretain/Getty Images
A Off-White, fundada por Abloh, se tornou uma das marcas mais cobiçadas pelas novas gerações

 

Maria Cornejo

A estilista nasceu no Chile e é membro do CFDA desde 2003. No início da carreira, atuou como consultora para varejistas. Atualmente, ela mora em Nova York.

Desde o fim dos anos 1990, a profissional está à frente da marca Zero + Maria Cornejo. O DNA criativo da designer mistura minimalismo e sofisticação.

Cornejo valoriza a produção local e práticas responsáveis. Em 2018, a estilista foi homenageada com o Prêmio de Sustentabilidade do Fashion Group International.

Taylor Hill/FilmMagic/via Getty Images
Maria Cornejo nasceu no Chile e atualmente mora nos Estados Unidos

 

Albert Urso/Getty Images
Zero + Maria Cornejo no New York Fashion Week do ano passado

 

Carly Cushnie

A britânica também está entre os escolhidos. A designer fez cursos na Parsons, em Paris e Nova York. Fundou a grife Cushnie em 2008, com peças de uma pegada clean e elegante.

Antes de lançar a própria etiqueta, Cushnie trabalhou para marcas como Donna Karan, Proenza Schouler e Oscar de la Renta. Em 2013, foi indicada ao CFDA Swarovski Award.

Jim Spellman/WireImage/via Getty Images
Carly Cushnie entrou para o time do núcleo de administração do CFDA

 

Frazer Harrison/Getty Images for NYFW: The Shows
Cushnie durante uma apresentação no New York Fashion Week

 

Kerby Jean-Raymond

Entre os quatro nomeados para a Administração do CFDA está o fundador da Pyer Moss, um dos top designers de Nova York. Atualmente, ele também é diretor artístico da Reebok. A lista de premiações de Kerby é extensa, e ele aposta nas peças esportivas com preços luxuosos.

Além disso, trabalha sempre em prol da conscientização negra. A carreira como designer começou em 2001, quando Kerby ainda estudava na High School of Fashion Industries, em Manhattan. Entre os fãs da marca estão Rihanna e Usher.

Daniel Zuchnik/Getty Images
Kerby Jean-Raymond tem a própria marca, batizada de Pyer Moss, e também é diretor artístico da Reebok

 

Brian Ach/Getty Images
Ele sempre está na programação da Semana de Moda de Nova York

 

Uma das primeiras mudanças feitas por Tom Ford na presidência do fashion council foi uma redução na programação do New York Fashion Week, atendendo a um pedido antigo do público. O calendário passou a ter cinco dias em vez de sete, além das apresentações na noite de abertura.

Recentemente, também foi criado um conselho consultivo para o CFDA, com especialistas nas áreas da arte, entretenimento, mídia e cultura contemporânea. Estão na composição: John Demsey, Nina Garcia, Bethann Hardison, Bryan Lourd, Elizabeth Saltzman, Virginia Smith, Will Welch e Daniella Vitale.

Esta sexta-feira (06/09/2019) é o primeiro dia de desfiles de primavera/verão 2020, com o show da marca Telfar. A programação inclui labels como Tomo Koizumi, Brandon Maxwell, Pyer Moss, Jeremy Scott, Tom Ford, Ralph Lauren, The Row e Jason Wu. Na quarta-feira (11/09/2019), Marc Jacobs encerra as apresentações.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias