metropoles.com

Mais marcas brasileiras de moda se empenham contra o coronavírus

TIG, Avanzzo, Aramis, Carrano, Colcci, Lupo, Levi’s, Hering e Mixed estão entre as empresas que têm implementando ações de solidariedade

atualizado

Compartilhar notícia

Avanzzo/Divulgação
modelos em cena de afeto
1 de 1 modelos em cena de afeto - Foto: Avanzzo/Divulgação

O coronavírus parou o mundo. Em tempos de isolamento social, comércio suspenso e incertezas econômicas, toda ajuda se faz necessária. Por isso, marcas e celebridades internacionais estão mobilizadas para ajudar a evitar o avanço da Covid-19. Anteriormente, a coluna mostrou que, no Brasil, marcas como Renner, Vivara, Riachuelo, Arezzo e Morena Rosa também se movimentaram em prol da causa.

À medida em que os dias passam, mais empresas se unem ao movimento com ações de solidariedade. TIG, Avanzzo, Aramis, Carrano, Colcci, Lupo, Levi’s, Mixed e Hering estão na lista. Entre as iniciativas, estão a confecção de máscaras de proteção, o lançamento de coleções-cápsulas com verba revertida para quem precisa, e doações diversas.

mulher de máscara com sacolas de compra
Por enquanto, a totalidade dos impactos do coronavírus na indústria fashion é imensurável. Em meio a incertezas, marcas brasileiras se unem em uma corrente de solidariedade
TIG

Uma das marcas empenhadas contra a Covid-19 é a TIG. A etiqueta lançou uma coleção-cápsula com o intuito de destinar parte dos lucros a comunidades carentes que estão enfrentando dificuldades devido à pandemia.

Batizada de Stay Home With TIG, a novidade inclui peças com mensagens positivas estampadas, remetendo à proteção, fé, amor e outras palavras de apoio. Além de trazer esperança em um momento difícil, a ideia é combinar o look de ficar em casa entre mãe e filha.

“Nós, da TIG, desejamos ressignificar este momento de dentro para fora. Vamos diminuir a tensão e insegurança do dia a dia, e ter mais fé que dias melhores virão. Emanando amor e positividades dos nossos corações, para quem mais amamos. Das nossas casas, para o mundo”, afirma Renata Figueiredo, fundadora da label.

Os itens podem ser comprados pelo site da TIG, sob encomenda, e também estão disponíveis via WhatsApp. A entrega é grátis para todo o Brasil. Uma porcentagem da verba será revertida para a Fundação Amor Horizontal, ONG idealizada pela digital influencer Carol Celico.

mãe e filha posam juntas
“Fique em casa” e “mantenha-se forte”: as roupas trazem mensagens

 

mãe e filha posam juntas
A ideia é combinar os visuais em família

 

mulher sentada no chão com roupa de animal print
Animal print na coleção Stay Home With TIG

 

mãe e filha posam juntas
Parte do lucro irá para a Fundação Amor Horizontal, que ajuda a crianças e jovens

 

Levi’s

A Levi’s Brasil pensou em uma ação fora do comum. A marca escolheu apoiar artistas da música, uma das áreas mais afetadas pelo cancelamento de eventos por causa da Covid-19.

A label criou um perfil no Spotify. Lá, os artistas interessados podem criar playlists especiais. A cada lista de faixas criada, o músico receberá um cachê e o mesmo valor será doado para projetos sociais.

Participaram da iniciativa o rapper BK; Raquel Virgínia, do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira; e o DJ carioca Rapha Lima. O material começou a ser disponibilizado nessa sexta-feira (03/04/2020).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Já falamos aqui, mas não custa contar de novo: agora a Levi’s® Brasil tem um canal no Spotify. Por lá teremos sempre playlists incríveis feitas por artistas que amamos. E a primeira, chega assinada por @bkttlapa, rapper que é a cara da renovação do estilo no Brasil. Quer saber o que ele ouve? Quer conhecer os sons que ele mais curte? Siga o nosso perfil no Spotify. E a novidade não para por aí. A ONG @mulheresdeparaisopolis foi escolhida pela Levi’s® Brasil, para receber o nosso apoio, neste momento em que a ação é o tom. #SupportMusic #LiveInLevis #UseYourVoice

Uma publicação partilhada por Levi’s Brasil (@levisbrasil) a

Avanzzo

Em tempos de turbulência na moda, a Avanzzo quer fazer a diferença. A etiqueta brasiliense relançou o projeto Compartilhe Seu Estilo Avanzzo, que oferece itens novos em troca de usados.

A cliente deve separar peças da marca que não usa mais e disponibilizá-las para venda consignada. Depois, recebe um crédito para gastar. As peças não vendidas serão doadas para instituições. O foco serão mulheres em busca de recolocação no mercado de trabalho.

“Nós, da Avanzzo, estamos distantes fisicamente das nossas clientes, mas sempre juntas em pensamento. E em meio a tantas reflexões e planos, estamos reeditando o Compartilhe seu Estilo, projeto pioneiro e inovador em Brasília e que visa valorizar a economia circular e estimular novos valores e comportamentos de consumo, atitudes essenciais para um mundo mais sustentável”, observa Daniella Naegele, fundadora da grife.

A primeira fase do projeto já começou: a ideia é que as peças usadas sejam separadas no período de isolamento devido ao coronavírus. Os produtos poderão ser entregues quando o comércio voltar a funcionar.

Mulheres com vestidos
O projeto Compartilhe Seu Estilo Avanzzo foi relançado

 

Mulheres com roupas florais
O objetivo é fazer doações a instituições que apoiam mulheres em busca de recolocação no mercado de trabalho

 

mulheres com alfaiataria
Se o isolamento social tiver acabado, a curadoria nas lojas junto às gerentes pode acontecer de 30 de abril a 15 de maio
Aramis

A Aramis optou por dar roupas brancas a profissionais de saúde. Todo o estoque, formado por camisetas e polos na tonalidade neutra, entrou na campanha batizada de Vestindo Heróis.

camiseta branca
“A gente sabe que, neste momento, existem coisas mais importantes do que comprar roupas. Por isso, estaremos #VestindoHerois na linha de frente do combate ao coronavírus”, informou a Aramis em comunicado

 

modelo com polo branca e bermuda azul
Cerca de 5 mil peças brancas entrarão na doação inicial

 

Antes de concretizar a ação, a empresa consultou médicos para confirmar se a ajuda faria sentido. Pelas redes sociais, a grife de menswear convidou outras labels a fazerem o mesmo.

Inicialmente, cerca de cinco mil itens serão doados. Os primeiros devem ser destinados a um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS). Outras unidades de saúde poderão solicitar peças por meio de mensagens diretas no Instagram da Aramis.

 

Mixed

Para colaborar, a Mixed criou uma t-shirt com vendas exclusivamente no e-commerce. O valor de todos os itens será entregue ao Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil, criado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

“Em um momento delicado, em que a fé e o olhar ao próximo se fazem indispensáveis, a camiseta da Mixed recebe a estampa da Nossa Senhora Desatadora dos Nós – responsável por libertar seus fiéis de questões difíceis”, explicou a label. Em edição limitada, 50 peças serão vendidas.

blusa com imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Camiseta com estampa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, da Mixed

 


Carrano

A Carrano, por meio da Henrich & Cia Ltda – detentora da marca gaúcha e responsável pela produção de sapatos -, começou a confeccionar máscaras. As fábricas receberam funcionários que se voluntariaram e geraram mais de 10 mil itens.

A empresa segue os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A princípio, as máscaras foram doadas à secretaria municipal de saúde da cidade de Santa Maria do Herval, no Rio Grande do Sul, além de hospitais da Bahia.

“Neste momento inusitado e difícil que estamos passando, devemos pensar no próximo e ajudar a quem mais precisa. Aproveitamos que nossas estruturas de produção estavam paradas e resolvemos usá-las para produzir um item essencial no controle da Covid-19 e que está em falta no sistema público de saúde”, afirmou Humberto Henrich, diretor financeiro da Carrano.

funcionária em fábrica
Segundo a Carrano, funcionários voluntários estão na confecção

 

funcionária em fábrica produzindo máscara
Mais de 10 mil máscaras foram doadas

 

Colcci

Com a mesma ideia, a Colcci também entrou na causa. A controladora da marca, AMC Têxtil, em parceria com a Secretaria de Saúde de Itajaí, em Santa Catarina, disponibilizou seu parque fabril e matéria-prima para a confecção de 100 mil máscaras. Elas serão distribuídas em instituições e comunidades carentes de várias cidades.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Colcci (@colccioficial) em

 

Lupo

Uma das marcas de underwear mais famosas do país, a Lupo também está produzindo máscaras para doação. “Estamos na fase final de desenvolvimento de um maquinário especial, nunca antes feito na fábrica, que realizará a costura do ‘plissado’, garantindo a adaptação ideal da máscara à face”, pontuou a label em comunicado à imprensa.

A marca mobilizou colaboradores para a produção. Depois de pronto, o material irá para a Santa Casa de Araraquara, no interior de São Paulo.

Hering 

A Hering também aderiu à luta. “Estamos juntos, mesmo à distância e, unidos somos mais fortes”, avisou nas redes sociais. A marca mobilizou parte de sua produção para confeccionar uniformes de proteção para profissionais da saúde.

“São milhares de peças que serão doadas a diversos hospitais. Um gesto da Hering com o objetivo de proteger as comunidades que, a cada troca de cuidado e empatia, se transformam em nossa família”, comunicou.

modelos em campanha da Hering
A Hering está entre as marcas que se solidarizaram com os profissionais de saúde

 

modelo com calça jeans e moletom em campanha da Hering
A empresa passou a produzir uniformes de proteção para ajudar. Na foto, uma campanha de moda da Hering

 

Coronavírus

Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia devido à rápida expansão do coronavírus pelo mundo. Inevitavelmente, os impactos também atingiram a indústria fashion.

Uma das recomendações gerais é evitar aglomerações e manter distância mínima de 1,5 m de outras pessoas. Se possível, ficar em casa em isolamento é uma medida muito importante para evitar a propagação da Covid-19.

É fundamental destacar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas. Os primeiros sintomas podem aparecer nesse período, desde a infecção. Entre eles, febre, tosse e dificuldade para respirar.

As recomendações de prevenção incluem lavar frequentemente as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal, utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?