metropoles.com

Dono de grifes como a Gucci, grupo Kering pode transformar a indústria

A partir de 2020, todos os modelos contratados pelas marcas do conglomerado deverão ter mais de 18 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Alexander McQueen – Runway – Paris Fashion Week Womenswear Fall/Winter 2019/2020
1 de 1 Alexander McQueen – Runway – Paris Fashion Week Womenswear Fall/Winter 2019/2020 - Foto: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Questionar a idade mínima para estrear nas passarelas internacionais tem se tornado um assunto cada vez mais relevante. Prova disso é que o grupo Kering, um dos maiores conglomerados de luxo do mundo, anunciou que, a partir de 2020, contratará apenas modelos maiores de 18 anos para “representarem adultos” nos desfiles e ensaios fotográficos de grifes como Gucci, Saint Laurent e Balenciaga. A iniciativa demonstra que a indústria fashion está cada vez mais consciente.

O grupo, que há anos reivindica melhores condições de trabalho para os modelos, enfatizou, nessa quarta-feira (15/05/2019), que, a medida começa a valer nas semanas de moda de outono/inverno 2020/21.

Vem comigo saber mais!

O presidente e CEO da Kering, François-Henri Pinault, disse que a companhia está ciente da influência que as imagens produzidas pelas marcas têm nos jovens.

“Acreditamos que temos a responsabilidade de apresentar as melhores práticas possíveis no setor de luxo e esperamos criar um movimento que encoraje os outros a seguirem o exemplo”, declarou no comunicado oficial.

Reprodução/Instagram/@gucci
O grupo Kering é dono de grandes marcas de luxo, como Gucci, Saint Laurent e Balenciaga

 

Estrop/Getty Images
A partir de 2020, todos os modelos contratados pelas grifes do conglomerado para “representar adultos” deverão ter mais de 18 anos

 

Reprodução/Instagram/@gucci
A medida vale para desfiles e trabalhos fotográficos, como campanhas

 

Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
A novidade é um passo para uma moda mais consciente

 

Em 2017, o conglomerado de luxo assinou uma carta com o principal concorrente, o grupo LVMH (Dior, Givenchy e Celine), com exigências em prol do bem-estar e melhores condições de trabalho para os modelos de suas marcas. Uma delas era que a idade mínima fosse 16 anos. De acordo com o comunicado recente, a medida já trouxe avanços para o setor de luxo. Com a nova decisão, a expectativa é manter o progresso.

Para a diretora de sustentabilidade e assuntos institucionais internacionais da Kering, Marie-Claire Daveu, os modelos com mais de 18 anos têm maturidade fisiológica e psicológica mais adequada às demandas e ao  ritmo da profissão.

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Em 2017, os grupos de luxo Kering e LVMH assinaram uma carta com exigências relacionadas ao trabalho de seus modelos

 

Reprodução/Instagram/@gucci
A medida havia estabelecido 16 anos como idade mínima. Agora, o grupo Kering vai além e só trabalhará com modelos maiores de 18 anos

 

Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
Kaia Gerber desfila para a Saint Laurent em setembro de 2017

 

Outras mudanças da carta assinada há dois anos são a obrigação de um atestado de saúde emitido nos seis meses anteriores ao último trabalho; proibição dos tamanhos 32 para mulheres e 42 para os homens – do padrão de medidas francês – como requisitos dos castings; disponibilidade de alimentos compatíveis com suas dietas nos camarins. Além do mais, o documento traz regras específicas para o trabalho entre os 16 e 18 anos.

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?