Dia dos Pais: veja cinco dicas de moda masculina para ousar no visual

Consultores indicam peças-chave, cores e acessórios para fugir do óbvio com estilo

CHRISTIAN VIERIG/GETTY IMAGESCHRISTIAN VIERIG/GETTY IMAGES

atualizado 11/08/2019 11:12

Algumas pessoas esbanjam estilo e se vestem de forma intuitiva. Mas, nem todo mundo é assim. Enquanto o processo de escolher o look vem naturalmente para alguns, outros precisam de inspiração — principalmente quando o assunto é moda masculina. Pensando nisso, para o Dia dos Pais, a coluna conversou com consultores de imagem, moda e estilo e pegou cinco dicas que valem até mesmo para quem não tem filhos.

Vem comigo se inspirar!

Quem quer garantir um visual mais estiloso, desde o clássico até o mais atual, pode recorrer a alguns truques. O consultor de imagem paulistano Alexandre Taleb considera o homem brasileiro tradicional e conservador. “Ele erra por não ter informação. Pode começar a ousar tendo uma imagem mais correta”, afirma. Para Taleb, o principal é começar fazendo a barra da calça.

Já na opinião do consultor de moda e stylist Fernando Lackman, o estilo do homem brasiliense, especificamente, passa por um momento de “indecisão”. O público masculino demora mais para se adaptar às tendências e é mais tradicional nas escolhas.

Na avaliação dele, a camisa polo, muito presente há alguns anos, deu lugar à alfaiataria e às camisetas. No entanto, ainda são passos pouco arriscados.

“O homem precisa ver aquilo no meio em que vive. Ele não é de elogiar, mas vai atrás para saber de onde vem, dá uma olhada e percebe que é possível usar determinada peça. Quando você observa dois amigos usando roupas parecidas, um se inspirou no outro”, complementa.

Christian Vierig/Getty Images
Alguns truques de estilo podem ajudar a aprimorar o visual

 

Vamos às dicas:

Aposte em cores e combinações diferentes para um visual moderno
Entre as cores, Lackman indica uma cartela terrosa, com destaque para o marrom e o laranja. O marrom é mais neutro e foge das cores vibrantes da moda street. Já o laranja tem mais presença e cai bem quando misturado com tons de preto, azul, branco e os próprios terrosos. Contudo, o consultor acredita que o maior erro do vestuário masculino está nas combinações.

“Falta um pouco de estudo de cores e padronagem. Continua antiquadro, combinando o tom da calça com o tom da camiseta. Poderia modernizar o visual”, aponta. Uma boa opção é investir no contraste de peças e estampas.

Daniela Kniggendorf, consultora de estilo e imagem e sócia da InDue Consultoria, indica as cores pastel e os tons rosados. A passarela de primavera/verão 2020 masculina da Louis Vuitton, por exemplo, foi cheia delas. “Aproveite o verão para suavizar os tons do seu guarda-roupa, homens ficam lindos com cores claras, especialmente rosa e azul”, acrescenta.

Reprodução/Instagram/@fabioattanasio
O marrom é uma cor neutra e pode ser uma boa pedida para a temporada. Look do italiano Fabio Attanasio

 

Reprodução/Instagram/@luca_rubinacci
O laranja é mais vibrante e ganhou lugar na moda nas últimas temporadas. Nesta foto, quem usa a camisa é Luca Rubinacci

 

Christian Vierig/Getty Images
A cor ganhou as ruas internacionais nas últimas temporadas

 

Matthew Sperzel/Getty Images
Look moderno, com textura e informações street

 

Os tons pastéis marcaram presença na passarela de primavera/verão 2020 da Louis Vuitton, com direção criativa de Virgil Abloh. Será que essa moda vai chegar aos guarda-roupas masculinos do Brasil?

 

O prático também pode ser elegante!
Daniela concorda que os homens costumam optar por um estilo mais conservador. Para ela, muitos se preocupam mais com o conforto do que com o visual. Mas é possível unir as duas coisas. Uma boa pedida, por exemplo, é investir em sobreposições.

“A ‘terceira peça’, como chamamos blazers, jaquetas e moletons, é apenas um exemplo de como é possível acrescentar mais estilo e personalidade ao look masculino. Trocar o jeans por calça de tecido moderna também tira o homem do lugar-comum”, indica.

As sobreposições também podem ajudar quem não quer abrir mão de um look prático, mas precisa trocar rapidamente o outfit para transitar em diferentes meios. “Uma questão muito interessante é que o homem hoje está mais fitness. Tem aquela coisa da adaptação no meio do percurso, ele precisa trabalhar e ir direto à academia”, exemplifica Lackman.

Matthew Sperzel/Getty Images
A alfaiataria pode render um visual moderno quando usada com camiseta e tênis. O look é prático e funciona em várias situações

 

Reprodução/Instagram/@philippegazarstyle
Em vez do jeans, os homens também podem apostar nas calças com tecidos modernos. Destaque para os tênis esportivos, que ganharam lugar nos visuais urbanos nas últimas temporadas. A foto é de Philippe Gazar

 

Reprodução/Instagram/@lucavezil
A jaqueta como terceira peça deu uma pegada rocker a este visual de Luca Vezil

 

Christian Vierig/Getty Images
Sobreposições podem ser despojadas e agregar informação de moda

 

Pense nos calçados como a base do look
Taleb diz que os sapatos têm papel fundamental. “Sempre esteja com eles limpos, em ordem e com o couro impecável”, aponta o profissional. Segundo o profissional, os de bico arredondado são mais chiques, especialmente os na cor marrom-café usados com meia no mesmo tom.

A praticidade também pode se estender aos calçados. Por isso, a dica de Fernando Lackman é apostar nos estilos loafer e mocassim driver, que não têm cadarço. Estes últimos são adaptados para os pés não escorregarem no carro, enquanto o homem dirige.

A recomendação de Daniela é trocar o sapatênis pelo mocassim de couro ou pela versatilidade atemporal do sapato monk, com fivelas.

Neil Mockford/GC Images via Getty Images
David Beckham usando sapatos monk

 

Reprodução/Zara
Sapatos com bico arredondado em marrom-café são uma ótima opção

 

Reprodução/Gucci
Mocassim driver, com solado diferenciado para aderir ao pedais dos veículos ao dirigir

 

Reprodução/Giorgio Armani
Loafer também é uma opção prática, já que não tem cadarço

 

Kirstin Sinclair/Getty Images
Foto de street style com loafers pretos

 

Invista nos acessórios do momento
“Os homens são vistos pelos acessórios que usam. Um relógio com pulseira de couro ou metal, gravatas listradas ou com estampa de monograma, uma caneta importante… São os detalhes que fazem a diferença”, observa Daniela.

Alexandre Taleb considera relógios fundamentais. Para Fernando Lackman, as pulseiras são o acessório do momento.

Christian Vierig/Getty Images
Consultores indicam um bom relógio, com pulseira de metal ou de couro. Por falar em pulseiras, elas também estão entre as indicações

 

Reprodução/Instagram/@philippegazarstyle
Repare no relógio de metal e na bolsa de ombro, que também tem surgido com mais frequência em visuais masculinos. Na foto, outro look de Philippe Gazar

 

Matthew Sperzel/Getty Images
Estilistas como Virgil Abloh, da Off-White e do masculino da Louis Vuitton, estão democratizando as diferentes modelagens de bolsa para o universo masculino

 

Reprodução/Instagram/@kadudantas
Pasta estilosa e acessórios de metal

 

Procure peças-chave para o seu guarda-roupa
Algumas peças podem ser verdadeiras cartas na manga. Entre elas, itens clássicos, com bons tecidos, corte e caimento. Esses, na opinião de Daniela, nunca saem de moda. “Invista em um ótimo costume azul-marinho ou cinza, calças sociais com modelagem mais seca e na padronagem xadrez”, comenta. Para camisas, ela indica as cores atemporais branca, azul e rosa.

Atenção para o tamanho: “Homens costumam usar um tamanho acima do seu, comprometendo o caimento das peças, fundamental no universo masculino. Em quase 100% dos meus atendimentos, tenho de ajustar as roupas que já estão nos armários”, diz a consultora. Também é importante ficar atento a comprimento de mangas, ombros, largura das pernas e barra das calças. Evite deixar “empapada”.

Alexandre Taleb trabalha a imagem atemporal do homem e assegura que marinho e cinza são clássicos do mundo masculino. De acordo com ele, é errado achar que terno (paletó, colete e calça) e costume (paletó e calça) pretos são para todos os momentos. O consultor indica deixá-los para eventos à noite, sempre prestando atenção à qualidade do tecido. Entre as peças-chave, também recomenda camisas brancas de manga longa com entretela no colarinho.

Kirstin Sinclair/Getty Images
Costume azul-marinho é uma opção atemporal para o dia. Neste caso, foi combinado com uma camiseta

 

Reprodução/Instagram/@giorgiogiangiulio
Aposte também no cinza durante o dia, como este costume usado por Giorgio Giangiulio

 

Reprodução/Instagram/@stevenonoja
Daniela Kniggendorf indica a padronagem xadrez para as calças sociais. Na foto, um visual de Steven Onoja

 

Reprodução/Instagram/@albertosolon
Camisa rosa está entre as indicações de peças-chave. Foto do especialista em moda masculina Alberto Solon

Há pessoas que se vestem de forma intuitiva, enquanto outras precisam de inspiração. Com um pouco de vontade, pesquisa e ajuda de quem entende do assunto, a tarefa pode ser mais fácil.

Espero que aproveitem as dicas e até a próxima!

 

Colaborou Hebert Madeira

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias