Curso on-line aborda conceitos sobre o rumo da moda em sociedades modernas

Com inscrições abertas até o dia 30 de junho, as aulas serão ministradas pelo especialista Brunno Almeida por meio da plataforma Zoom

atualizado 22/05/2020 18:34

modelo com caixas de papelão Saulo Vieira/Adelina Instituto Cultural/Divulgação

Em tempos de pandemia da Covid-19 e distanciamento social, as aulas on-line se tornaram ótimas ferramentas para quem quer preencher o tempo e continuar captando conhecimento. Nesse sentido, o Adelina Instituto Cultural oferece ótima oportunidade para os entusiastas da moda. Ministrado pelo especialista Brunno Almeida Maia, o curso Império do Efêmero: Moda, sociedade e individualidade está com inscrições abertas até 30 de junho.

Vem comigo!

Giphy/Reprodução

A atividade, que oferece certificado digital de participação, será baseada no livro O Império do Efêmero, do francês Gilles Lipovetsky. A obra discute como a moda se estabeleceu no ocidente e como influencia o comportamento das sociedades modernas. Com a referência, foi desenvolvido um curso transdisciplinar, que dialoga com a filosofia, a fotografia de moda e até com a arte.

“Nas faculdades de moda, o livro é essencial, tanto na graduação quanto nas pós-graduações. Então, pensamos em montar um curso que buscasse explicitar os conceitos-chaves do livro, de maneira didática e clara, expondo com quem o Lipovetsky dialoga na sociologia, na filosofia e na história”, explica Brunno Almeida, em entrevista à coluna.

“É um livro de difícil leitura, até para professores, para quem tem mestrado, doutorado… Não é fácil, tem uma certa aridez. Mas a ideia do curso é justamente pegar o cenário complexo e apresentar de maneira didática”, completa.

Brunno Almeida Maia
O conteúdo será ensinado pelo especialista Brunno Almeida Maia

 

pessoa trabalhando ou estudando com celular e computador
As aulas acontecerão virtualmente pela plataforma Zoom

 

capa de livro
A atividade será baseada no livro O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. A obra foi escrita por Gilles Lipovetsky

 

Gilles Lipovetsky é um teórico francês contemporâneo da hipermodernidade, da pós-modernidade e da sociedade de consumo

 

O intuito principal é introduzir o estudante, o pesquisador e o profissional das áreas de moda, artes e ciências humanas ao pensamento do teórico. Os conceitos propostos por Lipovetsky se dividem em quatro períodos, como ensina Brunno Almeida.

“A Moda Aristocrática vai do século 14 até o 19. Depois, do século 19 até o meio do século 20, veio a Moda de Cem Anos, que é o auge da alta-costura. Dos anos 1950 até os anos 1980, a Moda Aberta, que é o auge do prêt-à-porter, e o surgimento da figura do estilista”, esclarece.

“Ao chegarmos à Moda Consumada, a partir dos anos 1980, mas que também diz respeito ao contemporâneo, trata-se de fazer um pergunta para o momento histórico que estamos vivendo. Sempre esse olhar para o presente, a partir da tradição da teoria de moda”, finaliza o especialista.

modelos na passarea
As aulas abordarão temas diversificados, misturando moda, filosofia, sociologia e história, por exemplo

 

modelos vistos através do vidro
A temática principal será o papel e a influência da moda nas sociedades modernas e contemporâneas

 

Estilista Gabrielle Coco Chanel em preto e branco
O surgimento da figura do estilista será um dos marcos abordados no curso. Na foto, a renomada Gabrielle Chanel (1883 – 1971)

 

O curso já teve uma edição presencial no ano passado, em São Paulo, mas, agora, com o formato virtual, a ideia é tornar o conteúdo ainda mais acessível e abrangente. “É uma oportunidade de abrir para todas as praças, já que é on-line. Se alguém de Hong Kong quiser se inscrever, vai ser muito bem-vindo (risos). Então, é uma forma de democratizar o conteúdo programático”, destaca o professor.

A iniciativa acontecerá entre 30 de junho e 4 de agosto de 2020. As aulas sempre serão às terças-feiras, das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom. Com inscrições já abertas, 50 vagas serão oferecidas, pelo valor individual de R$ 200.

pessoa mexendo no computador
O período de inscrições termina em 30 de junho. Serão disponibilizadas 50 vagas

 

flyer de curso de moda
Curtiu? Vale conferir!

 

O professor

Brunno Almeida Maia é pesquisador em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e desenvolve projeto sobre literatura e moda. O especialista mora na capital paulista, mas já passou por Brasília para ministrar diferentes cursos. Entre eles, A roupa e o tempo: a Moda como atualidade, organizado pela Caixa Cultural de Brasília; e Arte e Filosofia – Relações e Diálogos Para Criação, oferecido pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

pesquisador Brunno Almeida Maia
Brunno Almeida Maia é pesquisador pela Unifesp. Também é professor convidado da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na unidade Lapa; da Faap; e do Centro Universitário Belas Artes

 

Serviço

Curso Império do Efêmero: Moda, sociedade e individualidade, com Brunno Almeida Maia
30/06 a 04/08; terças-feiras, das 19h às 21h
Inscrições: até 30/06
Classificação: a partir de 16 anos
Valor: R$ 200 (módulo completo)
50 vagas

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias