metropoles.com

Escola oferece curso com grandes nomes da moda gratuitamente

Jacquemus, Christelle Kocher e diretores da Saint Laurent, Chanel e LVMH estão entre os professores escalados pelo Instituto Francês de Moda

atualizado

Compartilhar notícia

@ifmparis/Instagram/Reprodução
Christelle Koché
1 de 1 Christelle Koché - Foto: @ifmparis/Instagram/Reprodução

A pandemia da Covid-19 tem estimulado empresas e personalidades da moda a fazerem o que podem para ajudar no combate ao coronavírus e na solução de problemas relacionados ao isolamento social. O Instituto Francês de Moda, por exemplo, resolveu disponibilizar um de seus preciosos cursos on-line gratuitamente na plataforma FutureLearn, para que as pessoas consigam tirar algum proveito desta triste situação.

Lançado em setembro de 2019, o curso Entendendo a Moda: Dos Negócios à Cultura teve mais 11 mil espectadores. No entanto, a versão liberada pelo IFM tem mais professores e conteúdos.

Institut Français de la Mode
Institut Français de la Mode complementou a primeira edição do curso com mais aulas e professores

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

??In such exceptional circumstances, IFM has decided to offer a second run of its MOOC “Understanding Fashion: from Business to Culture”, a 4-week course in English with insights from academics, designers and CEOs. Starting on Monday 30 March. Sign up now for free on Future Learn. ??En cette période exceptionnelle, l’IFM a décidé de mettre à disposition ses contenus pédagogiques et vous propose une 2ème édition de son MOOC “Understanding Fashion: from Business to Culture” avec la participation de Paul Smith, Sidney Toledano @lvmh et d’autres grands noms de la mode. Un cours en ligne de 4 semaines ouvert dès lundi 30 mars. Inscriptions ouvertes et gratuites sur la plateforme Future Learn. link in bio #ifmparis #mooc #fashionschool #restonscheznous #onlinelearning

Uma publicação compartilhada por Institut Français de la Mode (@ifmparis) em

 

Além dos estilistas Simon Porte Jacquemus, Christelle Kocher e Paul Smith, compartilham seus conhecimentos o presidente da seção de moda da Chanel, Bruno Pavlovsky; o CEO do grupo LVMH, Sidney Toledano; a CEO da Saint Laurent, Francesca Bellettini; e Guillaume de Seynes, vice-diretor da Hermès.

O estilista Simon Porte Jacquemus, precursor das famosas minibolsas, é um dos consultores do curso

 

Christelle Kocher
Christelle Kocher, da Koche, também compartilha suas vivências

 

Paul Smith
Assim como o veterano Paul Smith

 

Bruno Pavlovsky
No âmbito administrativo, temos Bruno Pavlovsky, responsável pelas atividades de moda da Chanel

 

Sidney Toledano e os alunos do Institut Français de la Mode
Sidney Toledano (ao centro), já participou de outros cursos da instituição

 

Francesca Bellettini
Francesca Bellettini, a CEO da Saint Laurent

 

Guillaume de Seynes
E Guillaume de Seynes, vice-diretor da Hermès

O curso é bastante amplo. Cobrindo assuntos como representações de gênero, questões sociais, decodificação das silhuetas e importância da imagem, a iniciativa ainda explora o universo têxtil como fenômeno cultural e se aprofunda na relação entre moda e imprensa.

Difusão da moda sem gênero é debatida nas aulas

 

Assim como a relação da indústria têxtil com mídia especializada

Apresentadas pelo professor Benjamin Simmenauer, as aulas começaram a ser postadas na última terça-feira (30/03/2020). Elas têm duração de um mês e contam com legendas em inglês, francês e espanhol.

 

Depois de três horas por semana e diferentes perspectivas históricas, econômicas, sociológicas e estéticas, espera-se que os inscritos compreendam, de forma interdisciplinar, a lógica da moda contemporânea. Os modelos de difusão de tendências, o comportamento do consumidor e o impacto do tempo no cenário em que vivemos também estão entre os aprendizados.

O tempo, tema da próxima exposição de moda do Museu Metropolitano de Arte de Nova York, é um dos tópicos do curso

 

Para participar, basta fazer um breve cadastro na plataforma FutureLearn e dar play nos vídeos e podcasts anexados na página. Os estudantes que desejam sair com um certificado da experiência podem desembolsar 54 euros para ter acesso ao documento.

“Não existem pré-requisitos técnicos. Só é necessário estar um pouco interessado no setor da moda, sem necessariamente ter feito cursos de marketing, costura ou sociologia. Eu projetei tudo para ser o mais democrático possível”, explica Simmenauer, responsável pelos conteúdos on-line do IFM.

 

Colaborou Danillo Costa 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?