Confira os bastidores do Calendário Pirelli 2020, inspirado em Julieta

Nas fotos de Paolo Roversi, nomes como Emma Watson, Kristen Stewart e Rosalía interpretarão suas versões da personagem

Alessandro Scotti/Pirelli CalendarAlessandro Scotti/Pirelli Calendar

atualizado 07/08/2019 18:26

O tema de 2020 do famoso Calendário Pirelli será À Procura de Julieta, inspirado na famosa personagem da peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare. O fotógrafo responsável pelos cliques é o italiano Paolo Roversi, que vive em Paris. Na 47ª edição do anuário mais famoso do mundo, o ensaio é uma espécie de teste de elenco para encontrar a melhor intérprete de Julieta Capuleto na atualidade. Entre os nove nomes que interpretam o papel estão Emma Watson, Kristen Stewart, Rosalía e Indya Moore. A marca de pneus italiana já deu uma prévia do que está por vir nas imagens dos bastidores.

Vem comigo conferir!

As nove Julietas posam usando desde looks mais simples a vestidos grandiosos, cheios de informação de moda. Em vez de modelos profissionais, a marca, baseada em Milão, chamou mulheres de diferentes países, culturas e segmentos artísticos. São elas: as atrizes Claire Foy, Mia Goth, Emma Watson, Indya Moore, Yara Shahidi e Kristen Stewart; as cantoras Chris Lee e Rosalía; e a artista franco-italiana Stella Roversi, filha do fotógrafo desta edição.

Segundo a Pirelli, elas “incorporam um conceito de amor e […], por causa dos papéis que desempenharam e das vidas que viveram, poderiam facilmente desempenhar o papel de uma Julieta moderna.”

As imagens foram feitas em maio, ao longo de uma semana, em Verona, na Itália – cidade onde, na trama, vive a famosa personagem. Outros cliques foram realizados em Paris.

Convidadas a posar, atuar e cantar, cada uma das estrelas desta edição deu à personagem de Shakespeare seu próprio tom de “amor, força, juventude e beleza”.

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
A atriz inglesa Claire Foy superou um tumor no olho aos 18 anos e interpreta a rainha Elizabeth II na série The Crown, da Netflix

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Mia Goth atuou em Ninfomaníaca, de Lars Von Trier, e Suspiria, de Luca Guadagnino

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Sucesso da música pop chinesa, Chris Lee foi reconhecida entre 2015 e 2018 na lista global B0F500 por sua influência no universo fashion. Ela é a criadora do fundo de caridade chinês Yumi’s Loving Care Foundation

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Indya Moore, atriz não binária conhecida pelo papel na série de TV Pose

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
A cantora catalã Rosalía tem mais de 2 milhões de inscritos no YouTube e faz sucesso com canções como Con Altura e Aute Cuture

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Stella Roversi é filha de Paolo Roversi e já foi sua principal musa em campanhas de moda

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
A atriz, modelo e ativista norte-americana Yara Shahidi ficou conhecida pelos papéis nas séries Black-ish e Grown-ish

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Kristen Stewart ficou conhecida pelo papel de Bella Swan, na saga cinematográfica Crepúsculo. A personagem, marcada pelo romance com o vampiro Edward Cullen, também evocou um ar de “amor proibido” como o de Julieta

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Emma Watson interpretou Hermione Granger, em Harry Potter, e Belle, em A Bela e a Fera. Feminista, ela ajudou a levar o movimento Time’s Up para o Reino Unido

 

Roversi nasceu em Ravena, na Itália, e trabalha com um olhar poético, inspirado no estilo daguerreótipo. Estabelecido na capital francesa nos anos 1970, seu senso estético inconfundível o transformou em um dos nomes mais talentosos da fotografia contemporânea. Sua “busca” pela personagem de Shakespeare é constante, de acordo com ele.

“Eu continuo procurando por Julieta e acho que sempre procurarei, pelo resto da minha vida, porque, no fim, ela é nada menos que um sonho”, divagou Roversi no comunicado oficial da marca. Personalidades como Rihanna e Natalia Vodianova já foram capturadas por suas lentes.

À Vogue americana, ele revelou que o Calendário Pirelli 2020 “não tem Romeus”, mas sim diferentes Julietas revelando suas próprias versões da personagem em um casting. “Foi muito comovente ver atrizes desse nível numa audição como se fosse seu primeiro elenco”, disse à publicação.

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Paolo Roversi é o fotógrafo italiano que assina o Calendário Pirelli 2020

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
A edição de 2020 do calendário mais famoso do mundo terá um casting fictício para uma versão moderna da Julieta de Shakespeare

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Rosalía é uma das participantes do “teste de elenco”

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Kristen Stewart lendo o script fictício

 

Alessandro Scotti/Pirelli Calendar
Cada uma faz a sua própria interpretação de Julieta

 

Calendário Pirelli

Concebido em 1963 e lançado em 1964, o Calendário Pirelli também é conhecido como The Cal e já teve 46 edições, sob as lentes de 36 fotógrafos diferentes. Albert Watson foi o responsável pelas imagens na edição de 2019, que traz Gigi Hadid, Julia Garner, Laetitia Casta e Misty Copeland. Com tema Dreaming (Sonhando), mostra personagens femininas e suas aspirações.

Antes conhecido por imagens de mulheres hipersexualizadas, o calendário ganhou uma repaginada politizada após Annie Leibovitz conduzir a edição de 2016. Agora, aborda a feminilidade de uma forma poética e cheia de protagonismo.

 

Colaborou Hebert Madeira

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias