Colaborações prometem para a moda em 2019, diz pesquisa

De acordo com levantamento do site Glossy, 38% das marcas pretendem investir em parcerias

Getty ImagesGetty Images

atualizado 11/01/2019 12:09

Como vimos ao longo de 2018, as collabs entre marcas de luxo e designers foram uma grande aposta da moda. Pelo que indica uma pesquisa feita pelo site americano Glossy, essa estratégia de marketing deve ganhar ainda mais força em 2019.

O levantamento feito em dezembro levou em conta a opinião de 149 executivos dos setores de moda (61 nomes) e beleza (88 participantes). De acordo com 38% dos entrevistados, as parcerias prometem ser uma tendência neste ano. A ideia é atingir novos públicos e converter o buzz em vendas.

Vem comigo saber mais!


A pesquisa indica, ainda, que o segredo para uma collab de sucesso é a autenticidade. Conforme alertam especialistas, fazer parcerias com marcas que não tenham imagens e propostas alinhadas pode desanimar os clientes em potencial. Outro fator que pode colocar em risco a estratégia é se “todos fizerem colaborações com todos”, diminuindo assim as chances de bons resultados.

Reprodução/Glossy
Colaborações são as maiores apostas dos executivos para 2019. Para 19% dos entrevistados, são as pop-up stores que prometem, enquanto outros acreditam em eventos (14%) como uma boa opção

 

Apesar da popularidade das parcerias de marcas com outras labels, o levantamento aponta uma tendência do ano passado: collabs com personalidades, como blogueiros, youtubers e outros influenciadores digitais. Entre os executivos participantes, 55% disseram que as etiquetas vão aumentar o orçamento para influencers em 2019, enquanto somente 3% delas deve diminuir esse tipo de investimento.

A Tommy Hilfiger, por exemplo, fez coleções desenhadas pela modelo Gigi Hadid e promete uma com a atriz e cantora Zendaya, que deve ir à passarela na próxima Semana de Moda de Paris, no dia 2 de março. Burberry e Vivienne Westwood, Moncler e designers como Pierpaolo Piccioli (Valentino), além da Gucci com Dapper Dan, foram outros exemplos vistos em 2018.

Divulgação/Tommy Hilfiger
Zendaya e Tommy Hilfiger no anúncio da parceria

 

Divulgação/Gucci
Dapper Dan, que já se envolveu em polêmicas de imitação com a Gucci, foi convidado para uma parceria com a marca italiana

 

Agência Fotosite
No SPFWN46, a grife Água de Coco colaborou com a Disney para comemorar os 90 anos do personagem Mickey Mouse

 

Divulgação/Bruberry/Vivienne Westwood
Parceria entre a Burberry e a estilista do punk Vivienne Westwood

 

Divulgação/Moncler
No projeto Genius, a Moncler colaborou com diversos estilistas

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Hebert Madeira

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias