metropoles.com

STF libera publicação de livro sobre Suzane Von Richthofen

Decisão de Alexandre de Moraes derrubou liminar da Justiça paulista: obra de Ulisses Campbell está prevista para janeiro de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Suzane von Richthofen na cadeia
1 de 1 Suzane von Richthofen na cadeia - Foto: Reprodução

Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deferida nesta quarta-feira (18/12/2019) libera a publicação do livro Suzane: Assassina e Manipuladora, do jornalista Ulisses Campbell.

Com a decisão, o livro, editado pela Matrix, está previsto para sair em janeiro de 2020. A obra é fruto de três anos de pesquisa do jornalista sobre o caso. Suzane Von Richthofen foi condenada, em 2002, a 39 anos por envolvimento na morte dos pais, quando tinha 19 anos.

A liberação da obra pelo STF ocorreu no mesmo dia em que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio de decisão do desembargador Damião Cogan, manteve a liminar a pedido da defesa de Suzane proibindo a publicação do livro.

JEFFERSON COPPOLA/DIVULGAÇÃO
O jornalista Ullisses Campbell no presídio de Tremembé

Em sua decisão, Alexandre de Moraes afirma que “houve manifesta restrição à liberdade de expressão” na liminar expedida em 1ª instância pela Justiça paulista.

Ulisses Campbell e seu advogado, Alexandre Fidalgo, recorreram ao STF e ganharam o embate. “Suzane alega que usei dados sigilosos do processo de execução penal dela. No entanto, as informações utilizadas no livro são da época que o processo corria aberto, sem segredo. Ele foi fechado em maio de 2016”, conta o jornalista ao Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?