metropoles.com

Peritos criminais decidem esvaziar Instituto de Criminalística

Profissionais da categoria decidiram, em assembleia extraordinária, que vão recomendar colegas a não aceitarem cargos de chefia

atualizado

Compartilhar notícia

Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Instituto de criminalística
1 de 1 Instituto de criminalística - Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em assembleia extraordinária, peritos criminais da PCDF decidiram recomendar aos profissionais da categoria que não aceitem cargos de chefia no Instituto de Criminalística (IC). E que peça para sair quem esteja nessas funções.

O anúncio da exoneração do perito criminal Emerson Pinto de Souza do cargo de diretor do IC provocou uma crise no órgão. A categoria teme uma intervenção do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Na assembleia realizada nesta quinta-feira (19/12/2019), o escolhido pelo DPT para assumir o cargo de diretor do IC, o perito criminal Eduardo Dias Ramalho, disse aos colegas que vai recusar a indicação.

Assim também se posicionou Ana Flávia Belchior de Andrade, anunciada como futura diretora-adjunta do IC.

A mudança na chefia do órgão é considerada a gota d’água de uma relação azedada por uma série de medidas tomadas em 2019.

O Sindiperícia-DF e a Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística citam como movimentações que desagradaram, por exemplo, documento referente ao caso do crime da 113 Sul, o qual teria “desqualificado” laudo do IC, e portaria que retirou dos peritos criminais atribuições como a de realizar exames de comparação facial.

Diante da queda de braço, o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, se viu sem saída e terá que nomear um delegado para a chefia do IC, cargo historicamente ocupado por peritos criminais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?