metropoles.com

Paula Belmonte briga com primeira-dama e Ibaneis explode: “Não aceito meninice de dondoca”

Atrasada em evento, deputada federal partiu para cima de Mayara Noronha por não ter sido chamada para compor a mesa e discursar ao público

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
paula-belmonte
1 de 1 paula-belmonte - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Verdadeiro barraco quebrou a pompa e a cerimônia durante lançamento de um programa social feito em parceria entre o Ministério da Cidadania e o GDF no início da tarde desta sexta-feira (31/05/2019). Inconformada por não ter voz nem assento entre as autoridades presentes ao anúncio do programa, no solene Memorial JK, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) subiu nas tamancas e partiu para o ataque. O alvo da estreante no Congresso foi a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha.

No encerramento do evento para o qual se atrasou, Paula puxou Mayara pelo braço e lhe cobrou explicações. Estava exaltada. A parlamentar culpou a esposa do governador pelo boicote ao microfone, já que Mayara, atuante na área social, teve chance de discursar. Ao notar a confusão, o próprio governador Ibaneis Rocha (MDB), que não é de levar desaforo para casa, tomou as dores da mulher e passou um sabão na parlamentar. Disse que, se Paula Belmonte “quisesse reclamar, que reclamasse para ele”.

Paula retrucou, argumentando que o evento era da primeira-dama. E Ibaneis a contrariou, vociferando que a solenidade pertencia ao governo local e o governador é ele. E que se ela quisesse tomar decisão de chefe de Estado, que se candidatasse para o cargo. “Ela chegou atrasada e, diante da situação de não ser atendida, ameaçou ir para a oposição. Eu disse a ela que não ia aceitar meninices de uma dondoca. E não vou mesmo, isso é ridículo, até porque citei três vezes o nome dos parlamentares presentes, inclusive o dela”, afirmou o governador.

Outras duas parlamentares, a federal Flávia Arruda (PR) e a distrital Jaqueline Silva (PTB), já estavam acomodas na mesa principal, ao lado do governador.

Paula Belmonte, Izalci Lucas e Luís Felipe

A atitude de Paula Belmonte não deve ser interpretada como uma explosão isolada e já prenuncia um movimento eleitoral. A deputada, neófita no cenário político, é bancada pelo marido, o empresário Luís Felipe Belmonte, que financiou cada centavo de sua milionária campanha.

Também foi do bolso de Luís Felipe que saiu o dinheiro para pagar a disputa vitoriosa do senador Izalci Lucas (PSDB), de quem, aliás, o advogado é primeiro suplente. O trio trabalha nos bastidores para ter chances de, a partir de 2022, ocupar o gabinete hoje comandado por Ibaneis.

Paula Belmonte se defende

Ao Metrópoles, a deputada federal Paula Belmonte disse ter se sentido ofendida e desrespeitada como mulher e parlamentar. Ela, contudo, não quis comentar o episódio pessoalmente e, por meio de sua assessoria, afirmou que “o governador demonstrou total despreparo para o cargo que ocupa”.

Material cedido ao Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?