O youtuber Luís Miranda se elegeu no DF mesmo morando em Miami

Filiado ao DEM, deputado federal recém-eleito teve 65.107 votos. Ele tem domicílio eleitoral no Guará

ReproduçãoReprodução

atualizado 07/10/2018 21:51

Reunindo 65.107 votos, o youtuber Luís Miranda (DEM) é um dos oito deputados federais eleitos pelo Distrito Federal. O bizarro é que o novo parlamentar não mora em Brasília há quatro anos. Ele se mudou para os Estados Unidos após a reeleição de Dilma Rousseff (PT), em 2014.

No dia 13 de setembro, o então candidato contou ao Metrópoles que a decisão de morar fora devia-se ao fato de ele estar “fugindo do colapso econômico que o país enfrentaria”.

Acabou se especializando em dar dicas pela internet de como empreender e conseguir o visto de permanência nos Estados Unidos. Hoje, acumula ao patrimônio de R$ 7 milhões e 600 mil seguidores um cargo de deputado federal.

Miranda chegou a ter sua candidatura questionada pelo Ministério Público, mas venceu na Justiça e, agora, nas urnas.

A propósito, o domicílio eleitoral de Luís Miranda é no Guará. Os deputados que não moram em Brasília costumam viver na ponte aérea. Mas esta será a primeira vez que um parlamentar terá de cruzar hemisfério para legislar.

SOBRE OS AUTORES
Lilian Tahan

Dirige desde setembro de 2015 o site de notícias Metrópoles. É formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Caio Barbieri

Cursou jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Passou pelas redações do Correio Braziliense, Agência Brasil, Rádio Nacional e foi editor-adjunto da Tribuna do Brasil. Ocupou a assessoria especial no Ministério da Transparência e foi secretário-adjunto de Comunicação do GDF. Chefiou o relacionamento com a imprensa na Casa Civil, Vice-Governadoria, Secretaria de Habitação e na Secretaria de Turismo do DF. Fez consultoria para vários partidos, entidades sindicais e políticos da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional. Assina a coluna Janela Indiscreta do Metrópoles e cobre os bastidores do poder em Brasília.

Últimas notícias